Atraída especialmente pelos mercados de trabalho das regiões Sudeste e Sul do país, a corrente imigratória de origem de países em desenvolvimento está em etapa de evasão crescente, a ponto de o fluxo migratório haitiano ter ultrapassado, nos últimos anos, o português, até então a principal região de origem de ...
São elas: pesquisa, ensino ou extensão acadêmica, férias-trabalho, atividade religiosa, serviço voluntário, atividades com relevância econômica, social, científica, tecnológica ou cultural, ou atividades artísticas ou desportivas com contrato por prazo determinado, desde que o imigrante tenha o pedido solicitado por ...
Por meio da Polícia Federal, o CONARE processa pedidos de refúgio (em português, inglês, francês e espanhol), realiza entrevista e concede status de refugiado a esses estrangeiros que entram no território nacional. ... Isso dá direito a um visto a eles, que podem inclusive entrar legalmente no território nacional.
As principais atividades realizadas pelos imigrantes quando chegam ao país são aquelas ligadas aos trabalhos braçais ou manuais, normalmente nas lavouras do campo ou nas indústrias.
A região Sul foi ocupada por imigrantes europeus, o que contribuiu para a consolidação de atividades agrícolas de pequeno porte e para a formação de grupos industriais. ... Essa característica, aliada à estratégia portuguesa de ocupação de fronteiras, atraiu imigrantes de outras localidades europeias.
As hospedarias de imigrantes eram estruturas especificamente criadas a partir da segunda metade do século XIX para receber cidadãos estrangeiros recém-chegados ao Brasil, que seriam posteriormente destinados a colonatos e fazendas no interior do país ou mesmo a serviços urbanos em cidades como São Paulo e Rio de ...
Com a vinda de imigrantes para o Brasil houve uma miscigenação que é a marca da identidade cultural brasileira baseada na diversidade de povos. A vinda de imigrantes para o Brasil contribuiu para uma fusão de culturas e acabou criando uma identidade nacional, uma cultura homogênea.
A vinda dos imigrantes para o Brasil, no início do século XX, tinha como objetivo declarado trazer mão de obra para as fazendas. Porém, a intenção era promover o branqueamento da população, que era miscigenada e, em sua maioria, negra e indígena.
Resposta: Os imigrantes que vieram para o Brasil após a abolição da escravatura chegaram com uma função muito específica: substituir os escravos. O trabalho nas fazendas do café era constante e pesado, sendo exaustivo e durando o dia todo. ... Em sua grande maioria, esses imigrantes eram formados por famílias de italianos.
No Brasil trouxeram a gaita piano, o acordeon, que tanto anima os bailes, do Rio Grande do Sul. Muitas das danças gaúchas tiveram suas origens com a imigração italiana, como por exemplo o xote de quatro passos. Por quê, para algumas obras de arte, o frete é a combinar?
O imigrante alemão difundiu no Brasil a religião protestante e a arquitetura germânica; contribuiu para o desenvolvimento urbano e da agricultura familiar; introduziu no país o cultivo do trigo e a criação de suínos. ...
O país tem uma variedade de religiões, costumes e tradições que compõem a rica cultura da Alemanha, conhecida por sua longa e farta história. Isso moldou uma cultura que combina literatura, arte, filosofia, lógica, razão e, é claro, um amor por cerveja e salsichas.
Com a forte tradição a culinária dos imigrantes alemães no Brasil manteve-se ligada a preparações de receitas que carregam nata, manteiga, bacon, carne de porco, muitos miúdos, queijos, conservas, embutidos…, pois era o tipo de alimentação típica para o clima alemão: frio rigoroso com pouco sol.
Pode-se até mesmo dizer que a contribuição mais valiosa dada pelos imigrantes alemães para a vida musical no Brasil consistiu na criação de uma rêde de associações de canto coral. Essa prática incentivou o movimento coral de entidades brasileiras e contribuiu para o surgimento de obras corais de autores brasileiros.
Os alemães tiveram várias ondas migratórias para o Brasil, e seus costumes marcaram definitivamente nossa gastronomia, moda e arquitetura. A influência não é pequena: na gastronomia, na moda, na arquitetura, nos eventos culturais. ... Essas suas duas iguarias da culinária alemã completamente assimiladas pelos brasileiros.