Tardios é o plural de tardio. O mesmo que: atrasados, demorados, lentos, morosos, serôdios, vagarosos.
Significado de Tardia Que chega tarde; com lentidão, morosidade; lento, moroso: arrependimento tardio.
Letargia é o nome dado a um estado físico em que a pessoa fica com seus níveis de energia abaixo do normal. ... Uma pessoa com letargia, por exemplo, pensa com maior lentidão e pode apresentar uma leve demora para responder perguntas simples.
Que acontece num momento avançado de um período de tempo (ex.: hora tardia).
Que acontece inoportunamente; fora do momento oportuno; impróprio para o tempo ou circunstância em que ocorre; inoportuno: argumento extemporâneo. Etimologia (origem da palavra extemporâneo). Do latim extemporaneus.a.um.
Vínculo extemporâneo, ou seja, PEXT, é o vínculo que foi incluído fora do prazo.... contribuição junto ao INSS.... Fica evidente a importância do planejamento previdenciário, que permite organizar a vida contributiva de forma preventiva, evitando também gastos com recolhimentos desnecessários.
Se tal comunicação não for cumprida no prazo devido, o indicador "PEXT" vai aparecer no CNIS, acusando justamente a extemporaneidade do vínculo empregatício. Consequentemente, ele não será incluído no cálculo do tempo de contribuição do (a) segurado (a).
O primeiro passo a dar é falar com um advogado previdenciário para que ele possa explicar a situação para você. Não assuma que foi má-fé do empregador logo de cara pois, como explicado, pode ter havido algum mal-entendido. Dependendo do seu contexto, o advogado pode aconselhar que seja feita uma ação ou outra.
A sigla PEXT no CNIS revela que o vínculo é extemporâneo e não será considerado pelo INSS. Normalmente é anotada quando o empregador não efetua o pagamento do INSS ou quando muda o número do CNPJ. Por alguma razão estranha, o INSS não reconhece de forma automática a mudança de CNPJ da empresa.
Para fazer a retificação das informações que constam no Cnis, sem sair de casa, basta:
Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.
Digite no campo “pesquisar” a palavra “dados” e selecione o serviço desejado. Clique em “Novo requerimento” e digite no campo “pesquisar” a palavra “atualização” e selecione o serviço desejado. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
Para isso, basta acessar o site do Meu INSS e escolher a opção “Atualização de Tempo de Contribuição”. CTPS: todos os dados do trabalhador estão na Carteira de Trabalho, então através desse documento é possível atualizar o CNIS.
Para requerer a contagem recíproca, o servidor público deve solicitar junto ao INSS a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), um documento que comprova todo o período trabalhado na iniciativa privada. Depois, é só averbar esse tempo no setor de Recursos Humanos do órgão público onde trabalha.
A averbação deve ser solicitada diretamente no INSS, de preferência, antes mesmo de requerer a aposentadoria, pois assim, o trabalhador consegue se planejar para se aposentar e também já colher as provas necessárias para a averbação.
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social .
O acerto dos vínculos trabalhistas e previdenciários ou remunerações com informações divergentes entre o CNIS e as constantes em carteira de trabalho; Ou, o reconhecimento de filiação para fins de recolhimentos retroativos.
Segundo diz a Lei 8.
Em resumo, no caso de benefícios por incapacidade, se o cidadão nunca contribuiu para o INSS, deverá pagar 12 meses de contribuição. Se, por outro lado, ele já contribuiu, mas perdeu a qualidade de segurado, deverá contribuir por 6 meses para recuperá-la.
Para ter acesso ao período de graça de 36 meses (três anos), por exemplo, o trabalhador precisa ter acumulado 120 contribuições, consecutivas ou intercaladas, sem ter perdido a qualidade de segurado e ter recebido o seguro-desemprego.
Para ocorrer a recuperação da qualidade de segurado, é preciso que a pessoa volte a contribuir com o INSS. Com a primeira contribuição, recupera-se a ter qualidade de segurado, mas é preciso cumprir a carência dos benefícios novamente (com exceção das aposentadorias, como já mencionado).
12 meses