O tétano é uma doença infecciosa causada pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, em poeira e nas fezes de animais, já que esse tipo de bactéria habita no seu intestino.
A vacinação durante a infância mais doses de reforços a cada 10 anos durante a idade adulta previne o tétano. Assim, o tétano ocorre principalmente em pessoas que não foram vacinadas ou que não estavam com suas vacinas atualizadas. Nos Estados Unidos, o risco de desenvolver tétano é alto em:
Como o tecido sujo ou morto promove o crescimento de C. tetani, é essencial o desbridamento imediato e completo, especialmente de ferimentos perfurantes profundos. Antibióticos não substituem o desbridamento e a imunização adequados, mas geralmente são administrados.
O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre a contaminação e os primeiros sintomas, varia entre 2 dias a vários meses. Todavia, na maioria dos casos, os sintomas surgem dentro de 8 dias. A inoculação da bactéria em locais do corpo distantes do sistema nervoso central, como mãos ou pés, resulta em um período de incubação mais longo do que nas inoculações próximas do sistema nervoso central, por exemplo, na cabeça ou pescoço. Habitualmente, quanto mais curto for o período de incubação, mais agressivo será o tétano.
A temperatura do paciente é moderadamente elevada, a menos que uma complicação, como pneumonia, esteja presente. As frequências respiratória e de pulso ficam aumentadas. Na maioria das vezes, os reflexos são exagerados. Pacientes com tétano prolongado podem manifestar um sistema nervoso simpático muito lábil e ativo, incluindo períodos de hipertensão, taquicardia e irritabilidade miocárdica.
1. Centers for Disease Control and Prevention: Why CDC is Working to Prevent Global Tetanus. Página revisada pela última vez em: 22/03/2022.
Toda vez que sofremos um corte, expomos nossos tecidos internos para bactérias da pele e do meio ambiente. Se o corte for causado por um objeto contaminado pelo Clostridium tetani, esta bactéria conseguem se reativar e voltar a se reproduzir dentro da camada interior da pele.
Seu início durante as primeiras 2 semanas de vida é caracterizado por rigidez, espasmos e diminuição da alimentação. Surdez bilateral pode ocorrer em recém-nascidos sobreviventes.
Existe também o tétano neonatal, causado geralmente por partos fora de ambiente hospitalar e em locais de pouca higiene. O recém-nascido é contaminado pelo manuseio pouco higiênico do coto umbilical, principalmente através de fórmulas caseiras ou produtos não esterilizados, como manteiga, sucos ou moedas.
O tétano pode provocar sintomas como espasmos musculares generalizados, dor e rigidez muscular em todo o corpo, cãibras frequentes, dor de cabeça, perda do controle da urina e das fezes, alteração dos batimentos cardíacos, sorriso rígido e tensão muscular nos lábios.
Os espasmos musculares são o aspecto característico do tétano. Os músculos se contraem involuntariamente (espasmo) e se tornam rígidos. Os espasmos geralmente começam no maxilar (causando trismo) e garganta (tornando difícil engolir), seguidos pelo pescoço, ombro, rosto e depois abdome e membros. Tais espasmos podem interferir com a respiração, por vezes de tal forma que as pessoas ficam azuladas. A face pode congelar-se em um sorriso com as sobrancelhas erguidas. Os músculos das costas se contraem, fazendo as costas, o pescoço e as pernas se arquearem para trás. O espasmo dos esfíncteres musculares pode causar constipação e dificuldade de micção. Alterações leves, como um ruído, uma corrente de ar ou o fato de a cama se mexer podem desencadear espasmos musculares por todo o corpo.
Espasmos tônicos generalizados de característica dolorosa, com sudorese profusa, são precipitados por distúrbios secundários, como uma corrente de ar, barulho, ou movimento. O estado mental geralmente é conservado, mas o coma pode se seguir aos espasmos repetidos. Durante os espasmos generalizados, o paciente não pode falar ou gritar por causa da rigidez da parede torácica ou de espasmo global. Raramente, espasmos sustentados provocam fraturas.
Para tratar o tétano, o primeiro passo é limpar bem a ferida que deu origem à contaminação, pois se ainda houver tecido morto ou corpo estranho, a bactéria pode permanecer ali alojada, produzindo toxinas indefinidamente.
A 3 meses tomei uma vacina antitetanica, pois sofir uma fratura exposta no dedo da mão, e ontem anoite furei meu dedo numa tarrachinha enferrujada, eu apertava o dedo e saia bastante sangue. como tem 3 meses q tomei a vacina, é preciso tomar novamente?
Os sintomas do tétano costumam surgir entre 2 e 28 dias após o contato com a bactéria Clostridium tetani, que pode entrar no organismo na forma de esporos por meio de pequenos ferimentos ou lesões na pele causada por objetos contaminados por solo ou fezes de animais contendo a bactéria. Após a entrada dos esporos da bactéria no organismo, há produção de toxinas, o que resulta no desenvolvimento dos sinais e sintomas típicos dessa doença. Confira outros sintomas do tétano.
Perdi uma amiga ontem, feriou o pé no dia 12/05 com arrame, não cuidou o pé inflamou…só tomou a vacina dia 10/06 depois ficou vomitando sangue foi ao hospital e já estava com infecção generalizada e faleceu 11/06 tudo muito rápido.
Na maioria das vezes, o tétano é generalizado, acometendo os músculos esqueléticos ao longo do corpo. No entanto, às vezes, o tétano se localiza nos músculos perto da abertura de uma ferida.
O tétano acidental não é uma doença transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa. O período de incubação (tempo que os sintomas levam para aparecer desde a infecção) é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias.
Em um corte profundo a cascata de coagulação isola o local, impedindo que o ar entre, além de de suprir esse ambiente com matéria orgânica, criando um meio de cultura ideal. É por isso que em feridas pequenas o tétano não ocorre com tanta frequência, pois ainda há contato com o ar.
O problema é a perfuração da pele, que pode abrir caminho para a entrada dos esporos do micro-organismo. Portanto, o risco de ser infectado é o mesmo seja por um corte com prego ou espinho. O tétano é uma doença com elevada taxa de mortalidade, mas que pode ser facilmente prevenida por meio da vacinação.
Os principais sinais e sintomas do tétano são: trismo, disfagia, hipertonia da musculatura facial da mímica, repuxamento das narinas e da comissura labial (ocasionando o riso sardônico), comprometimento da musculatura cervical e alterações respiratórias 8.
O tétano é uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral.
É uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani.
O diagnóstico do tétano é essencialmente clínico. Rotineiramente devem ser solicitados quando da internação: hemograma, bioquímica do sangue (TGO, TGP, uréia e creatinina), radiografia de tórax e EAS. O leucograma é normal ou com discreta leucocitose.
O tétano é uma doença grave que se caracteriza principalmente pelo aumento da tensão do músculo e contrações involuntárias em decorrência da liberação da tetanopasmina, uma toxina produzida pelo bacilo. Entre os principais sintomas e sinais do tétano, podemos citar: - Trismo (contração da musculatura mastigatória);
Junte 1 colher de chá das pétalas da calêndula com uma xícara de água fervida e deixe descansar por 10 minutos. Quando esfriar molhe uma gaze ou um pedaço de algodão nesse chá, coloque em cima da ferida e enrole com uma atadura. Repita esse procedimento várias vezes ao dia e mantenha a ferida limpa.
O fato de um ferro ou prego estarem enferrujados em nada muda o risco dos mesmos estarem contaminados pela bactéria Clostridium tetani. O problema é a perfuração, já que um prego infectado pelo Clostridium tetani consegue inocular as bactérias mais profundamente.
O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, encontrada, em geral, no solo, na poeira e em fezes de animais. Então, se você se ferir com algum objeto que tenha sido exposto à bactéria, independentemente de haver ferrugem, você pode se infectar.
Em crianças e adultos, a vacina é indicada em três doses, sendo recomendado um intervalo de 2 meses entre as primeiras doses e 6 a 12 meses entre a segunda e a terceira dose. A vacina antitetânica confere proteção por 10 anos e, por isso, deve ser reforçada para que a prevenção da doença seja efetiva.
Assim, em pequenas quantidades não há grandes problemas de saúde, mas em grandes quantidades, a ferrugem pode causa problemas graves, como doenças cardíacas, diabetes e cirrose.
Se sua panela de ferro já estiver enferrujada Num recipiente onde caiba a panela, preencha metade do volume com água e a outra metade com vinagre branco. Coloque a panela dentro do recipiente. Ela tem que ficar imersa no líquido! ... Após isso, lave com água e depois seque-a bem.
Boatos e rumores. Segundo boatos, o consumo de ferrugem nos alimentos pode levar ao tétano. Se você consumir uma grande quantidade de ferrugem, o tétano seria uma possibilidade, mas pouco provável com uma quantidade mínima que venha a ficar na panela e, consequentemente, no alimento.
Passo a passo
A primeira dica do especialista é passar uma lixa de grão 600 sobre a área afetada pela ferrugem para tirar a camada; fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com água e passar com uma escova de dentes. "Dá para usar, principalente, dentro da geladeira. Tem que deixar umas doze horas.
Pressione um pedaço de lã de aço contra a mancha de ferrugem nos vãos da grelha e esfregue a área enferrujada em um movimento circular, para eliminar a maior parte da corrosão.
Experimente esta alternativa: para remover a ferrugem do ferro fundido, encha a panela com água quente e bicarbonato de sódio. Deixe de molho por cinco minutos e esfregue com uma esponja.
Misture suco de limão com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou sal e aplique sobre a mancha. Deixe a peça secando ao sol por volta de duas horas, em seguida enxague com água fria e lave normalmente.
Para realizar a limpeza da estrutura, deve ser considerado o tipo da churrasqueira: Alvenaria ou concreto: No interior, passe pano molhado com detergente, depois um pano úmido com desengordurante e deixe agir por alguns minutos. ... Inox ou metal: Aplique o desengordurante e detergente para limpar a estrutura.
Uma boa dica para fazê-lo é juntar as cinzas do churrasco anterior com areia, não é recomendado jogar água, funciona, mas além de danificar a estrutura da churrasqueira, vai soltar uma fumaça insuportável que tornará a tarefa ainda mais difícil de ser realizada.
Usar uma esponja ou uma escova macia e água abundante para a limpeza final. Não usar ácido em tijolos vidrados ou metalizados. Não usar pós abrasivos. Não usar escovas ou ferramentas de limpeza metálicas.
A limpeza e a retirada das cinzas devem ser feitas com uma vassoura e com uma pá, e nunca jogando água. Isso porque o interior da churrasqueira é feito com um tipo de tijolo especial, que absorve muita água.