Familiar, é aquela propriedade pequena que o homem rural tira o seu próprio sustento, ela não visa lucros, os trabalhos são artesanais e com o auxilio de ferramentas rudes. Já a comercial, as grandes propriedades são usadas para fazer lucros, usando em seus trabalhos o máximo da tecnologia.
Agricultura de subsistência X Agricultura comercial Na agricultura de subsistência a prática é realizada por meio da policultura (plantação de diversos produtos) em detrimento da agricultura comercial, que utiliza grandes campos para a plantação de um único produto (monocultura).
A agricultura de subsistência é uma modalidade que tem como principal objetivo a produção de alimentos para garantir a sobrevivência do agricultor, da sua família e da comunidade em que está inserido, ou seja, ela visa suprir as necessidades alimentares das famílias rurais.
Resposta. Resposta: Latifúndios são grandes propriedades agrícolas pertencentes a um proprietário, empresa ou família, podendo ser produtivos ou improdutivos.
Agricultura é o cultivo de produtos agrícolas, monocultura é quando você produz somente um produto ( ou especialidade agrícola ) e comercial quer dizer que esses produtos vão para o mercado para produção de renda financeira.
A agricultura intensiva é utilizada principalmente para a produção das monoculturas, produções em larga escala de uma única cultura, como por exemplo, as plantações de soja, milho, trigo, entre outras culturas.
Policultura é a prática de se cultivar (ou criar) vários tipos de plantas (ou animais) no mesmo terreno. É o cultivo de diversos produtos em uma área. Assim, monocultura é o cultivo de apenas uma plantação em uma área.
Monocultura corresponde ao cultivo de um único produto agrícola, realizado, geralmente, em latifúndios. ... Monocultura representa o cultivo de uma única espécie vegetal, como a soja. Existe também a monocultura animal, que corresponde à criação de uma única espécie animal, como o gado.
A Monocultura é definida como a prática de apenas um único produto agrícola, enquanto que a Policultura se refere ao cultivo de várias plantas (ou animais) no mesmo terreno.
Por tornar o solo menos degradado por meio de sua constante renovação, o cultivo da policultura é uma das formas mais sustentáveis de criação agrícola. Natural e orgânica, livre de agrotóxicos e fertilizantes, normalmente é praticada por pequenos proprietários que encontram nela seu sustento e renda.
Dessa forma, podemos citar como exemplos de policultura o cultivo de feijão, algodão, abóbora, milho e andu. ... Ao contrário da agricultura intensiva, a policultura explora a variedade de cultivos, fazendo com que o sistema orgânico das plantas atue como um defensor natural.
A desvantagem central da policultura é a grande quantidade de questões de controle que um fazendeiro enfrenta sobre os cultivos. Ao contrário de um único pedaço de terra onde uma única cultura seria cultivada, a policultura representa um pedaço de terra onde várias plantas são fertilizadas.
Tipos de Agricultura
Vamos ver agora dois tipos de agricultura praticada no Brasil: a agricultura tradicional de subsistência e a moderna agricultura comercial. utiliza poucas máquinas e não costuma adubar a terra.
Plantio direto e convencional são dois tipos de sistemas de plantio onde diferentes conjuntos de operações unitárias relacionadas ao cultivo são diferenciados por práticas de manejo. Sistematizar essas operações estabelece-se com a finalidade de melhorar o rendimento da produção.
São consideradas rurais as seguintes atividades: I - agricultura (cultura do solo, seja qual for a natureza do produto cultivado); II- pecuária (criação, recria ou engorda de animais de qualquer espécie);
A metalúrgica é uma atividade industrial. A agricultura envolve as atividades de plantio de culturas de plantas para o consumo humano e animal, é muito importante para economia e para a vida na terra, assim como o extrativismo.
As principais atividades desenvolvidas na zona rural são: atividades agrícolas, atividades pecuárias, extração e exploração vegetal e animal, apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura (pesca artesanal) e produção de derivados do leite, como os queijos, por exemplo.
O espaço rural é constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo.
É na zona rural onde as atividades produtivas primárias acontecem: a agricultura, a pecuária, o extrativismo vegetal e mineral, e também a caça e a pesca, por exemplo. A vida na zona rural é diferente da vida na zona urbana, especialmente pelo tipo de atividade que acontece em cada uma delas.