Clara esclarece que, além da conhecida salmonela, que pode causar diarreia, febre, vômitos e náuseas, este tipo de carne pode conter a campylobacter. Com nome complicado, o micro-organismo pode trazer consequências sérias à saúde, como o desenvolvimento da síndrome de Guillain-Barré, que causa paralisia e hepatite.
Como resultado da pesquisa, os testes apontaram que consumir carne bovina pode estar associado a um pequeno aumento no risco de doenças cardiovasculares e de mortalidade por todas as causas, independentemente do processamento. Mas mais estudos precisam ser feitos para elucidar mais a fundo esses riscos.
Carne de frango com pele tem baixo teor de gordura saturada As gorduras saturadas são prejudiciais à saúde quando consumidas em excesso pois levam à alta do colesterol, especialmente o LDL, considerado um vilão já que se aloja nas artérias, o que está diretamente ligado aos episódios de infarto e AVC.
Uma das maiores vantagens da redução do consumo de carne vermelha para a sua rotina é a sensação de leveza que isto traz para o corpo. Afinal, quando diminuímos a ingestão de carne tendemos a ingerir mais vegetais, o que significa ingerir mais fibras.
Ter refeições mais equilibradas: a nutricionista comenta que o consumo equilibrado de verduras, grãos, frutas e, principalmente, leguminosas, pode ser suficiente para suprir os nutrientes da carne.