A veia cava superior é formada pela fusão das veias braquiocefálicas direita e esquerda, na porção superior do mediastino médio, recebendo, portanto, a drenagem venosa da cabeça, pescoço, membros superiores e caixa torácica. Tem cerca de 7 cm de extensão e desemboca no átrio direito.
O lobo ázigos é um lobo acessório pulmonar constituído por uma mal- formação do trajeto habitual da veia ázigos. É uma rara anomalia com pouco significado clínico que ocorre em até 1% da população normal. Em geral, observa-se essa anomalia anatômica no pulmão direito, na sua porção superior.
A veia cava inferior é uma importante veia que transporta sangue para o átrio direito, onde o sangue é expelido para se tornar reoxigenado. O corpo humano normal tem dois rins, cada um equipado com uma veia renal diferenciada “esquerda” e “direita”, de acordo com a qual a veia renal emerge.
Há alguns profissionais da área de medicina acreditam que é melhor evitar deitar-se no lado direito durante a gravidez porque, neste lado do corpo, há uma veia muito importante chamada veia cava, responsável pelo retorno do sangue ao coração e a pressão sobre ela pode reduzir o fluxo de sangue e causar tonturas.