De modo geral, a teologia agostiniana buscou conhecer a Deus e a alma. ... Em sua obra “Sobre a Trindade”, expõe muitas de suas reflexões, importantes para a compreensão de Deus como o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma unidade.
O Maniqueísmo é uma filosofia religiosa postulada pelo profeta persa Mani, também conhecido como Manes ou Maniqueu (c. 216-276). Consiste numa concepção do mundo fundamentada em uma dualidade básica entre opostos inconciliáveis: luz e trevas; bem e mal.
É considerado o maior teólogo do cristianismo e o maior filósofo desde Aristóteles. Agostinho realizou a primeira grande sistematização do pensamento cristão, incorporando as ideias de Platão ao cristianismo. Seu sofisticado pensamento serviu como base para toda a teologia cristã ocidental.
A teologia da história de Agostinho relacionava-se, fundamentalmente, com sua crítica à concepção pagã de tempo. ... Agostinho, seguindo o cristianismo, concebia um tempo representado pela Cruz, isto é: a eternidade atravessa o tempo, incide nele com a vinda de Cristo (Deus feito homem).
Para Agostinho, o tempo não tem realidade em si, é uma invenção do homem, constituído por três nadas: o passado, que não existe mais; o futuro, que ainda não existe; e o presente, tão fugaz que é uma mistura de passado e futuro. É a partir daí que se compreende com certa facilidade a concepção agostiniana de Deus.
Para Santo Agostinho, o homem chega à verdade pela iluminação divina. pela recordação da alma que estava junto a Deus. pelos sentidos e pelo intelecto.
O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus. Para que possamos compreender a possibilidade do homem conhecer a verdade segundo o Filósofo, não podemos nos omitir do estudo do conhecimento de Deus.
Em Cidade de Deus, o filósofo fala de dogmas relacionados ao cristianismo, como a vida eterna da alma e a bem-aventurança, além do paraíso e da bondade de Deus. Os escritos contidos nessa obra mostram-se como o princípio para a compreensão de uma filosofia cristã. Santo Agostinho redigindo suas obras.
Santo Agostinho buscou entender os conceitos da vida por meio da psicologia, filosofia e religião, porém afirmava que cada acontecimento era uma providência divina. Era defensor da ideia de pecado original e da predestinação – teoria de que o destino da vida humana é planejado por Deus.
28 de agosto de 430 d.C.
O objetivo era treinar o controle das paixões para merecer a salvação numa suposta vida após a morte. Não é por acaso que a obra principal de Santo Agostinho seja Confissões, em que narra a própria conversão ao cristianismo depois de uma vida em pecado.
A doutrina da Iluminação divina caracteriza-se por uma luz que não é material e que se atinge quando do encontro com o conhecimento da verdade para que o homem possa ter uma vida feliz e beata.
13 de novembro de 354 d.C.
O amor é o fundamento do ético-moral em Agostinho. Faz-se necessário saber fruir ou utilizar as coisas, o uti-frui. Viver de forma ético-moral é, segundo a reta ordem divina, ter o amor ordenado. A graça divina ajuda o homem, mas ele precisa viver ético e moralmente pela reta ordem.
Seu pensamento ético tem como núcleo a compreensão cristã de amor, mais especificamente caritas1. ... O amor está na própria existência humana. Segundo Santo Agostinho é um apetite natural pressuposto pela vontade livre. Esta — a vontade livre — deixa-se direcionar pela razão e leva o ser humano para Deus.