Sigla em inglês para Técnica de Liberação Emocional, a EFT é uma terapia que ajuda a superar traumas por meio da estimulação de pontos específicos do corpo.
Segue abaixo o passo-a-passo de como aplicar EFT:
Comumente se descreve a EFT como acupuntura emocional sem agulhas, ou técnicas de auto-ajuda muito poderosa e eficaz para libertar medos, ansiedades, dores, fobias e problemas físicos. Com estas técnicas você poderá solucionar muitos problemas rapidamente.
Pode se usar a primeira pessoa, ou seja, dizer “mesmo que eu tenha tal problema…”, pois você está fazendo como se fosse a pessoa. E pode-se também fazer em segunda pessoa, dizendo “mesmo que você…” O importante é estar espiritualmente sintonizado no “eu” superior e aberto para que a cura venha por sua própria conta.
A origem da EFT remonta à medicina tradicional chinesa e à acupuntura. ... Era o início do que mais tarde passou-se a chamar Psicologia Energética, que é a base da EFT. Um psicólogo americano, Dr. Callahan, desenvolveu então um protocolo, ou uma estrutura fixa, para a aplicação nesses pontos dos meridianos.
As sessões duram uma hora e custam 180 reais. De modo geral, a EFT é uma terapia muito rápida, podendo dar ótimos resultados em apenas uma única sessão.
Com o tapping, você usa os dedos para aplicar pressão enquanto repete certas palavras. Se você pudesse simplesmente tocar seu queixo e se livrar de uma ansiedade severa, você não tentaria? Claro, mas como a maioria das terapias alternativas, parece bom demais para ser verdade.
Tapping é o método de aumentar o tônus postural através da estimulação tátil e proprioceptiva. Tem por objetivo capacitar o paciente a manter automaticamente uma posição desejada ou movimento contra a gravidade.
O taping é uma bandagem elástica e contensiva que tem sido muito utilizada na cirurgia plástica, trazendo inúmeras vantagens para os pacientes no pós-operatório, preservando a mobilidade do corpo e reduzindo eventuais chances de complicações após o procedimento cirúrgico.
Quais são os meridianos da EFT
Diferentemente da acupuntura tradicional, os pontos usados na EFT independem da sua relação com o físico. Isso porque na EFT batemos apenas em um ponto específico de cada meridiano (de modo geral, o ponto terminal). Com isso, criamos uma harmonia e equilíbrio no corpo inteiro, mexendo em todos os meridianos do corpo.
Os pontos de acupuntura, também conhecidos como meridianos, são locais específicos do corpo em que se pode liberar o fluxo de energia acumulada, sendo que por esses pontos passam várias terminações nervosas, fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações.
O ponto aberto de acupuntura é o ponto mais energético de qualquer atendimento de acupuntura. ... Usar o ponto aberto de acupuntura potencializa os efeitos terapêuticos do atendimento e os resultados do tratamento. Não deixe de usar o ponto aberto de acupuntura nos seus pacientes.
A auriculoterapia é uma modalidade da acupuntura, em que os pontos terapêuticos se localizam no pavilhão auricular, que é a parte visível da orelha. Ela usa as zonas reflexas do ouvido externo para detectar e corrigir desequilíbrios do organismo. Essa terapia é indicada para o tratamento de dor aguda e crônica.
Ponto(s) ashi são pontos locais de dor geralmente apontados pelo próprio paciente. São usualmente utilizados com a finalidade de analgesia, portanto muito comuns no tratamentos de processos agudos e crônicos.
É possível tratar a dor através da desativação de pontos-gatilho, que também podem ser chamados de trigger points. São pequenas áreas dolorosas onde o tecido sofreu um dano, irritação ou inchaço. Elas são muito sensíveis ao toque ou pressão, estresse psicológico ou alterações climáticas.
Simons e Travell descrevem um ponto gatilho como um nódulo pequeno, contraído, no tecido muscular. Um ponto gatilho afeta um músculo mantendo-o contraído e fraco. Ao mesmo tempo, um ponto gatilho mantém uma forte contração nas fibras musculares que estão diretamente conectadas a ele.
A maioria dos pontos de acupuntura localizados acima são agregados do tecido conjuntivo. A maioria dos pontos estão localizados em locais de alta densidade de terminações nervosas livres. Agregações de mucopolisacarídeos foram encontrados em pontos de acupuntura.
Alguns macetes são utilizados para localizar de maneira mais precisa e fácil os pontos. Utilizando as duas mãos: Para utilizar essa técnica os dedos mínimos de ambas as mãos são colocadas nas extremidades de um trecho a ser medido, e desta forma, os polegares se unem para indicar o ponto central do trecho.
Às vezes, é possível obter alívio imediato após 1 ou 2 tratamentos. Em outros casos, pode demorar 1- 2 dias para que ocorra a resposta ao tratamento, ou ainda podem ser necessárias várias sessões de tratamento para começar a notar os resultados.