A resistividade elétrica é uma propriedade que define o quanto um material opõe-se à passagem de corrente elétrica, de forma que: quanto maior for a resistividade elétrica de um material, mais difícil será a passagem da corrente elétrica, e quanto menor a resistividade, mais ele permitirá a passagem da corrente ...
Matematicamente temos que a resistividade de um material pode ser calculada a partir da seguinte equação: Onde ℓ é o comprimento do material, R é a resistência do material e A é a área da secção transversal.
De acordo com a equação acima podemos perceber que a resistência (R) de um fio é proporcional ao seu comprimento (L) e inversamente proporcional à área (A) de sua seção reta. A constante de proporcionalidade ρ depende do material de que é feito o fio e é chamada de resistividade do material.
Resistividade eléctrica (também resistência eléctrica específica) é uma medida da oposição de um material ao fluxo de corrente eléctrica. Quanto mais baixa for a resistividade, mais facilmente o material permite a passagem de uma carga eléctrica. Sua unidade no SI é o ohm-metro (Ωm).
A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento. A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor. A resistência de um condutor depende da resistividade do material de que ele é feito.
I) A resistência de um fio é dada pela seguinte relação: ... Em suma: Para um sistema com baixa resistência, os fios devem ter áreas de secção transversal maiores (devem ser mais grossos).
Os fios de um sistema com baixa resistência elétrica devem ser muito grossos devido a que a intensidade da corrente é inversamente proporcional à resistência.
Resposta: Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Qual é o comprimento de um pedaço de fio que apresenta resistência elétrica igual a 80 Ω, se uma redução de 2 M nesse comprimento faz com que sua resistência elétrica torne – se igual a 60 Ω.
Se triplicarmos a diferença de potencial, triplicaremos a corrente elétrica. ... Se colocarmos a corrente elétrica (i) em evidência, podemos observar que, quanto maior o valor de R, menor será a corrente elétrica. Essa constante mostra a resistência que o material oferece à passagem de corrente elétrica.
A resistência de um fio é influenciada pela espessura e comprimento. Quanto maior o comprimento do fio,maior será sua resistência elétrica. quanto maior a espessura do fio, menor será sua resistência elétrica.
Resposta. Pela lógica ela fica 3x mais resistente, pois, quanto maior o comprimento, maior a resistência.
Quando o assunto são resistores e condutores um nome se destaca na física, o de George Simon Ohm (1787-1854). O físico alemão é tão conhecido que uma lei recebeu o seu nome, A Lei de Ohm. ... E essa constância é chamada na física como Resistência Elétrica.
O físico alemão Georg Simon Ohm, através de experimentos laboratoriais, observou a relação entre diferença de potencial, corrente elétrica e resistência elétrica dos componentes.
Ohm introduziu uma terminologia científica nos fenômenos da eletrocinética. Comparou a corrente elétrica à vazão de um líquido, e a diferença de potencial a uma diferença de nível. Também definiu com precisão as correntes elétricas, a intensidade e a força eletromotriz.
Georg Simon Ohm
De modo geral, os resistores podem ser classificados como Ôhmicos e Não Ôhmicos. Um resistor é dito Ôhmico quando a sua resistência não depende do valor absoluto nem da polaridade da diferença de potencial aplicada, e Não Ôhmico se o valor da resistência depender da tensão aplicada.
Georg Simon Ohm, um exemplo de persistência Cavendish concluiu que a diferença de tensão elétrica (diferença de potencial elétrico) faz a eletricidade fluir de um ponto para outro em um meio condutor.