Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise e da abordagem psicodinâmica da psicologia. Essa escola de pensamento enfatizava a influência da mente inconsciente no comportamento. Freud acreditava que a mente humana era composta de três elementos: o id, o ego e o superego.
Conhecido como o pai da psicanálise, Sigmund Freud foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana. Nascido em 1856 em Freiberg, Morávia, hoje República Checa, Freud foi o primogênito de Jacob Freud e de Amalie Nathanson. Aos 17, ele ingressou na Universidade de Viena, no curso de Medicina.
Selma de Moraes Biscuola: Tem coisas que nem Freud explica e só... Tem coisas que nem Freud explica e só Deus é quem sabe!
Sonhos são processos psíquicos vitais, experiências subjetivas, criados através da relação do nosso mundo interior com o exterior. São construções da nossa psique com função de regular e equilibrar nossa vida. Sonhar é uma forma de comunicação com nosso inconsciente e também com o inconsciente coletivo.
Segundo o estudo, os sonhos cumpririam uma função muito importante na consolidação das lembranças. ... As imagens e situações que surgem em nossos sonhos são fabricados pelo cérebro de forma arbitrária. A encarregada dessa produção é a chamada memória implícita, a mesma que usamos para fazer coisas 'no automático'.
Sonhos são controlados por uma parte do cérebro chamada de córtex cerebral. Durante o sono REM, os sinais enviados a partir de uma outra parte do cérebro, a ponte, são transmitidos através do tálamo para o córtex cerebral, e há tentativas do córtex cerebral de fazer sentido destes sinais que causam os sonhos.
Como vimos, é no sono REM que os sonhos acontecem. O ciclo NREM dura de 70 a 90 minutos, enquanto o REM dura, aproximadamente, apenas 5 minutos, podendo aumentar ao longo da noite. E é nesse curto intervalo de tempo que os sonhos são formados. Você sonha toda noite.
O sono REM é a última fase do ciclo do sono, que dura cerca de 10 minutos e que normalmente começa 90 minutos depois de adormecer. Nesta fase, os olhos se movimentam muito rapidamente, o batimento cardíaco aumenta e os sonhos aparecem.
Para atingir o sono REM e melhorar a qualidade do tempo de descanso durante a noite é ideal seguir algumas medidas, como estabelecer uma rotina para dormir para preparar o corpo e a mente, sendo necessário reduzir a luz do ambiente, evitar sons altos e não usar o celular e nem assistir televisão logo antes de dormir.
Tempo Ideal de Sono: Como Atingir a Fase do Sono REM
As Etapas do Sono
5 estágios do sono
O REM é caracterizado pela intensa atividade cerebral, muito semelhante ao estado de vigília, nessa fase ocorrem movimentos oculares rápidos, o que explica o nome do estágio. É no REM que ocorrem os sonhos. Embora a fase do REM não resulte em um descanso profundo, ela é importante para nossa recuperação emocional.
O sono é um processo natural no qual há redução da consciência e das atividades corporais. É dividido em duas fases: o sono não-REM e o sono REM, que apresentam características e estágios diferentes. O sono não-REM é caracterizado por atividade cerebral menos intensa.
Um adulto precisa dormir entre 7 e 9 horas, embora dependa de cada pessoa: "Se alguém dorme seis horas, mas, no dia seguinte, não sente sonolência, não há problema. O contrário também se aplica.
O sono não é um estado estático. Enquanto dorme o cérebro percorre diversos estados e fases de forma cíclica tendo cada ciclo uma duração de aproximadamente 90 minutos. O sono divide-se em sono REM (de Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos) e sono não-REM.
O sono humano é constituído por duas fases distintas: o chamado sono não-REM, que é mais lento, e o sono REM, que tem atividade cerebral mais rápida e é quando acontecem movimentos rápidos dos olhos (do inglês: Rapid Eye Movements, ou REM). Eis, então, que chega a vez do sono REM.