Nuvens cumulonimbus contem granizo e outros formas de gelo, pois uma parte de nuvem se encontra com temperatura abaixo de 0°C.
Cumulonimbus
GEOGRAFIA. Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los.
A precipitação ocorre quando o vapor de água está presente na atmosfera . ... Para que haja, pois, a condensação do vapor d'água e formação de nuvens é necessário que uma massa de ar seja elevada.
Abaixo os tipos e formas de precipitações que existem:
Geada: precipitação que se forma mediante o vapor d'água (como o orvalho) a temperaturas abaixo de 0 ºC. Neblina: precipitação de água muito fina e com baixa intensidade. Granizo: precipitação que forma pedras de gelo com diâmetro superior a cinco milímetros.
Elementos necessários a formação: • umidade atmosférica : (devido à evapotranspiração); • mecanismo de resfriamento do ar : (ascensão do ar úmido): quanto mais frio o ar, menor sua capacidade de suportar água em forma de vapor, o que culmina com a sua condensação.
NEVE: Consiste na precipitação de cristais de gelo que em geral apresenta forma hexagonal e com ramificação complexa. Quando a precipitação de neve é intensa, denomina-se nevasca.
O estudo das precipitações é, então, uma ferramenta de fundamental importância na agricultura, pois conhecendo-se a probabilidade de ocorrência de certos eventos, como por exemplo: de um veranico (curtos períodos secos dentro da estação chuvosa de uma região); de alguns dias consecutivos chuvosos; da ocorrência de ...
E qual é a diferença entre “chuva” e “aguaceiro”? Designa-se por "precipitação" todo o conjunto de partículas de água, quer no estado líquido, no estado sólido ou nos dois, que caem da atmosfera e que atingem a superfície do globo. A chuva, a neve e o granizo, são portanto diferentes formas de precipitação.
Precipitação pluviométrica ou chuva → processo pelo qual a água condensada na atmosfera atinge gravitacionalmente a superfície terrestre. Importância e variabilidade temporal e espacial das chuvas.
Chuva forte Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 25,1 e 50 mm/h.
Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Portanto, 1 litro por metro quadrado = 1 milímetro.
O professor de matemática Aliomar Santos explica como o pluviômetro funciona: “O bocal capta a chuva que está caindo. Essa água vai se armazenando no interior. Feita a coleta da chuva, que caiu em um determinado tempo, nós fazemos a medição.
Material necessário:
O pluviômetro deve ser instalado a no mínimo, 3 m de distância dos obstáculos ou a uma angulação de 30° a 45° com a horizontal, do topo do pluviômetro até o topo do obstáculo e a uma altura mínima de 1,5 m do solo até a área de coleta (BLAINSKI et al., 2012).
O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1m2. Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.
O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.
- Chuva leve: menos de 2,5mm; - Chuva moderada: entre 2,5mm e 7,6mm ; - Chuva forte: entre 7,6mm e 50mm; - Chuva violenta: mais de 50mm.
O pluviômetro mede a quantidade de chuva e automaticamente manda alertas para o Centro Nacional de Monitoramento de Alerta e Desastres Naturais (Cenaden).
Pluviógrafo - Registra a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm). Pluviômetro - Mede a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).
Pluviômetro é um instrumento usado na mensuração de chuva, ou precipitação. A precipitação medida pelo pluviômetro é dada em milímetros de chuva medidos em escala linear para um determinado tempo e local.
pluviômetro