A nomina anatômica é o termo usado para a linguagem própria na Anatomia. São termos empregados para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes (ENCICLOPÉDIA MICROSOFT ENCARTA, 2001).
É o termo usado para a linguagem própria na Anatomia. É o conjunto de termos empregados para nomear e descrever o indivíduo ou suas partes. Vamos relembrar que a anatomia é uma ciência descritiva e requer nomes para as muitas estruturas e processos do corpo. ...
O nome das estruturas anatômicas é dado através de critérios híbridos em relação a forma, trajeto e relação com o esqueleto, que são as coisas que de fato importam para a anatomia e para a nomeação de estruturas anatômicas.
As variações anatômicas podem ser determinadas por um conjunto de fatores, chamados Fatores Biológicos ou Fatores Gerais de Variação Anatômica. Estes fatores são os seguintes: Idade, sexo, raça e tipo morfológico constitucional (longilíneo, mediolíneo e brevilíneo).
São elas: Anatomia sistêmica: estuda o sistema digestório (digestão), sistema respiratório (respiração), esquelético (ossos), muscular (músculos), cardiovascular (coração), endócrino (produção de hormônios) e demais sistemas. Anatomia Regional ou topográfica: é o estudo em regiões como tórax, abdômen e demais.