os 4 Ps do marketing são os seguintes: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Para saber como fazer uma segmentação de mercado também devem ser levados em conta critérios que afetam a decisão de compra do consumidor, como:
Segmentação demográfica: Na segmentação demográfica, o mercado é subdividido - idade, sexo, o tamanho da família, a renda, a profissão, a instrução, o ciclo de vida da família, a religião, a nacionalidade ou a classe social.
O objetivo da micro-segmentação é identificar grupos de compradores que procuram o mesmo conjunto de atributos, segundo os seguintes critérios:
Os tipos de segmentação embrionária são: holoblástica e meroblástica.
Segmentação de mercado é um método baseado na identificação de características, necessidades, preferências e hábitos de consumo comuns a diferentes grupos que fazem parte de um mesmo público-alvo. ... A segmentação de mercado deve ser usada pelas empresas para definir as suas estratégias de atuação.
Com a segmentação, você acaba se tornando um especialista no assunto, e com isso, consegue ouvir, entender e responder melhor seus clientes. Você tem a oportunidade de conhecer o mercado de forma mais aprofundada e mostrar isso aos seus clientes, ganhando a confiança deles e se tornando referência.
Segmentação psicográfica é uma técnica de segmentação de mercado. Em que os grupos são formados de acordo com os traços psicológicos que influenciam os hábitos de consumo. Esses hábitos são extraídos do estilo de vida e das preferências das pessoas.
Os dados psicográficos são as informações mais detalhadas de seus clientes. Um dos métodos para se identificar as características é o VALS, sigla proveniente do inglês: Values, Attitudes and Lifestyle. Sigla que traduzindo para o português diz: valores, atitudes e estilo de vida de seus consumidores.
Psicografia (do grego, escrita da mente ou da alma), segundo o vocabulário espírita, é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por Espíritos.
Em marketing chamamos de dados psicográficos o estudo do comportamento social de um determinado grupo: estilo de vida, hábitos, atividades, opiniões, interesses etc. Para enfocar mais seus esforços, você precisa determinar não apenas quem compra (ou comprará) seu produto, mas o que faz com que as pessoas o comprem.
O grupo de aspiração é composto por indivíduos com os quais eles não têm contato direto, mas admiração e atração pelas normas, valores e comportamentos. As celebridades são exemplos dessas figuras idealizadas (ESCALAS; BETTMAN, 2003; SCHIFFMAN; KANUK, 2000; ESCALAS; BETTMAN, 2003).
Grupos de aspiração são aqueles aos quais se espera pertencer, e grupo de dissociação são aqueles cujos valores ou comportamentos são rejeitados (KOTLER, KELLER, 2006).
Do ponto de vista de marketing os grupos de referência servem como marco para atitudes ou comportamentos específicos para indivíduos nas suas compras ou decisões de compra, permitindo que pessoas ou grupos sirvam como ponto de comparação (SHIFFMAN & KANUK, 2000).
As atitudes, os comportamentos e os valores do indivíduo são condicionados pelo respetivo grupo de pertença (a família, o grupo de amigos, etc.), que, desta forma, assume-se também como grupo de referência (grupo-modelo).
Grupos dominantes são os estabelecidos dessa forma, tradicionalmente, nas formações da sociedade, que possui em seu cerne a aceitação do que lhe é harmonioso. ... Grupos ao redor são criados, porem, vivendo dentro do maior conjunto que passam a conviver num elo de resignação/negação/apatia/medo.
São grupos, onde as pessoas podem se sentir a vontade, ou seja, sentir-se livre , como exemplo :andar de bicicleta, correr e se diverti.
Os agregados sociais são as formas pelas quais os indivíduos se reúnem em função de um objetivo ou vontade comuns. ... As três formas que os agregados sociais podem tomar são a multidão, a massa e o público. Estas três possuem características distintas, mas podem ser comuns nos meios pelos quais se formam.
Agregados sociais: é uma reunião de pessoas que mantém entre si o mínimo de comunicação e de relações sociais. Podemos destacar a multidão, o publico, e a massa.
Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum. Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade.
Diferentemente dos grupos sociais, os agregados sociais não são organizados, não possuem hierarquia definida e são desconhecidas entre si. Existem três tipos de agregados sociais: multidão, público e massa.