“Quando os justos governam, o povo prospera, mas quando os ímpios governam, o povo sofre.” Dois exemplos bíblicos são suficientes para ilustrar a verdade desse provérbio do sábio Rei Salomão, que foi o homem (gerado por homens) mais sábio da Terra.
Provérbios 29:4 Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça.
“Quando o justo governa, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme” – Provérbios 29:2. Eu estou aqui, pedindo ao amigo leitor que faça uma analise desse versículo da Bíblia.
Jair (em hebraico: יָאִיר) foi um dos juízes de Israel, um gileadita, sucedendo a Tola. ... Ele tinha trinta filhos, que montavam em trinta jumentos, e tinham trinta cidades que, à época da composição do livro de Juízes, se chamavam Havote-Jair, na terra de Gileade.
O nome Jair foi escolhido após sugestão de um vizinho, em homenagem a Jair Rosa Pinto, meia-esquerda da Seleção Brasileira de Futebol que fazia aniversário naquele dia e jogava no Palmeiras, time pelo qual Percy Geraldo Bolsonaro, o pai, torcia.
Jair é um nome de origem hebraica Hebraico יָאִיר (Yaiyr) [1] [3], que significa "YHWH iluminará" e, na íntegra, "YHWH despertará (ou "ele brilha" [1], ou "aquele que ilumina".
Jairo é a variante grega do nome hebraico Jair e por isso esses nomes partilham o mesmo significado: "ele resplandece", ou "ele brilha". O nome Jairo vem do grego Iairos. No novo testamento, na Bíblia, Jairo teve sua filha ressuscitada por Jesus.
Tola, filho de Puá e neto de Dodo da tribo de Issacar, julgou Israel por 23 anos após a morte de Abimeleque e viveu em Samir, na montanha de Efraim, onde também foi enterrado. De todos os juízes bíblicos, a menor quantidade escrita é sobre Tola. ... Após a morte de Tola, o gileadita Jair foi o juiz de Israel.
Significado: aldeias do iluminador um distrito no leste da Jordânia.
Josué
Sansão
Samuel
Os chamados Juízes maiores são: Otoniel (3,7-11); Eúde (3,12- 30); Débora (4,1–5,31); Gideão (6,1–9,57); Jefté (10,6–12,7); Sansão (13,1–16,31).
O nome "Era dos Juízes" faz referência à organização política do território, onde cada tribo era governada por um juiz, um líder militar que julgava tudo. Ele funcionava como um intermediador entre a esfera divina e a administração política da comunidade.
Samuel (= Em nome de El; ca. 1056-1004 a.C.) filho de Elcana e Ana, da região de Efraim. Último Juízes em Israel e primeiro dos Profetas após Moisés.
Existem os juízes "maiores" – Otoniel, Aod, Barac (e Débora), Gedeão, Jefté e Sansão –, cujos atos são contados de um modo mais ou menos pormenorizado, e seis juízes "menores" – Samgar (3, 31), Tola e Jair (10, 1-5), Abesã, Elon e Abdon (12, 8-15) –, que são recordados apenas brevemente.
Otniel
Saul
Na época dos juízes, durante uma fome, uma família israelita de Belém — Elimeleque e sua mulher Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom — emigraram para o país vizinho, Moabe. Elimeleque morreu e seus filhos casaram com esposas moabitas: Malom casou-se com Rute e Quiliom, com Orfa.
Rute foi uma grande mulher de Deus, suas qualidades e sua história foram tão marcantes, que ela ganhou um lugarzinho na bíblia, as qualidades de Rute; fidelidade, mulher prestativa, reconhecida, obediente e edificante, mostra-nos o quanto ela foi importante, mesmo sendo moabita, oriunda de uma nação pagã, que os judeus ...