Como implantar um PPR. A implantação de um PPR requer alguns cuidados, como atenção aos requisitos exigidos pela lei, o entendimento dos objetivos da empresa de acordo com o planejamento estratégico, assim como a participação dos colaboradores no processo.
Cálculo da PLR e o Imposto de Renda A porcentagem que as empresas mais costumam oferecer é de 1/12 avos, multiplicado pelos meses trabalhados, onde 1 representa o salário recebido integralmente.
Para implementação da PLR é necessário definir uma comissão formada tanto por representantes da empresa quanto dos colaboradores e por profissionais indicados pelo sindicato. A companhia pode convidar as pessoas que estão engajadas em propor melhorias para ambas as partes, por isso, a escolha deve ser estratégica.
“Hoje falamos num programa macro, como na NR 1, se você faz uma gestão de tudo, você tem este programa de proteção respiratória”, afirma Vladimir. Em sua apresentação, ele mostrou como se deve selecionar o respirador e como realizar o ensaio de vedação.
Como implantar um PPR. A implantação de um PPR requer alguns cuidados, como atenção aos requisitos exigidos pela lei, o entendimento dos objetivos da empresa de acordo com o planejamento estratégico, assim como a participação dos colaboradores no processo.
A higiene ocupacional é definida como “Ciência e Arte devotada ao reconhecimento, avaliação e controle dos fatores e estressores ambientais, presentes ou oriundos do local de trabalho, os quais podem causar doença, degradação da saúde ou bem estar, ou desconforto significativo e ineficiência entre os trabalhadores ou cidadãos de uma comunidade” (American Industrial Hygiene Association – AIHA).
Em resumo o PPR é um Programa que deve ser implementado nas empresas que possuem ambientes de trabalho com concentrações de contaminantes que obriguem o trabalhador a usar equipamentos de proteção respiratória ou que haja deficiência de oxigênio, em busca da seleção do melhor respirador, dentre outras responsabilidades, com o objetivo de prevenir que ocorram doenças ocupacionais.
Diferente de comissões como a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), no PPR os participantes não têm estabilidade. Durante a negociação, os representantes dos trabalhadores devem ter acesso a todas as informações, possibilitando que contribuam com a mesma.
“O ensaio rápido, que é a verificação de vedação, deve ser realizado antes do ensaio de vedação, e é feito pelo próprio usuário, toda vez que colocar um respirador, para garantir que o mesmo esteja ajustado corretamente na face”, explica. “Importante envolver o trabalhador nesta fase”, completa. Por exemplo, a barba não permite que haja uma vedação correta.
Desta forma, chamamos a atenção que nesta última edição do PPR, uma vez queo administrador do Programa deve garantir que os procedimentos estejam sendo executados e que as falhas e pontos de melhorias sejam detectados e corrigidos, adotando planos de ação corretivas, com as correções ou prazo para que as mesmas sejam executadas. Quando houver alterações nas condições do ambiente de trabalho ou nas atividades desenvolvidas, os elementos do Programa devem ser revalidados.
Em resumo o PPR é um Programa que deve ser implementado nas empresas que possuem ambientes de trabalho com concentrações de contaminantes que obriguem o trabalhador a usar equipamentos de proteção respiratória ou que haja deficiência de oxigênio, em busca da seleção do melhor respirador, dentre outras responsabilidades ...
A nova portaria traz Regulamento Técnico sobre o uso de equipamentos para proteção respiratória. Os artigos 44 e 45 preveem que as recomendações do PPR sejam seguidas pelo empregador quando há necessidade de utilização dos equipamentos de proteção respiratória para complementar as medidas de proteção coletiva implementadas.
Então, o Plano de Proteção Radiológica (PPR) é o documento exigido para fins de licenciamento da instalação, que estabelece o sistema de radioproteção a ser implantado pelo serviço de radioproteção.
Quando os resultados das avaliações quantitativas da exposição dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR-15 ou, na ausência destes os valores limites de exposição ocupacional adotados pela ACGIH – American Conference of Governmental Industrial Higyenists, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociação coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critérios técnico-legais estabelecidos (Portaria MTb n.º 3.214, de 08/06/1978).
© Escola da Prevenção - Herbert Bento & CIA Treinamentos LTDA CNPJ 18.768.540/0001-85 Todos os direitos reservados.
Por estar atrelado aos lucros ou aos resultados, o PPR e o PLR dão à empresa vantagem de gastos de valor variável com folha de pagamento de empregados. Isso significa redução de custos em épocas de pouco lucro ou produção; Reduzir desperdícios e perdas.
No mínimo, os programas PCA e PPR devem ser assinados pelos seguintes profissionais:
Quem pode elaborar PCA? Fonoaudiólogo ou Médico do Trabalho. Como especialistas que são eles devem ser os responsáveis para elaboração do programa.
Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA. ... O ruído associado a agentes químicos, radiações ionizantes, frio/calor/vibração, acidentes com traumatismo cranioencefalico, barotraumas e alérgenos, são agentes ocupacionais que provocam perdas auditivas.
O exame PCA 3, que significa Gene 3 do câncer de próstata, é um exame de urina que tem como objetivo diagnosticar o câncer de próstata de forma eficaz, não sendo necessária a realização de exame de PSA, ultrassonografia transretal ou biópsia da próstata para que esse tipo de câncer seja diagnosticado.
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é voltado ao atendimento dos trabalhadores expostos a níveis de ruído que legalmente precisam de ações de prevenção de perdas auditivas.
A avaliação deve consistir de três aspectos básicos: 1) avaliação da perfeição e qualidade dos componentes do Programa; 2) avaliação dos dados do exame audiológico; 3) opinião dos trabalhadores.
O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil) é um documento completo e minucioso cuja ideia central é prevenir acidentes de trabalho em todas as esferas do segmento.
A sigla PCMAT significa Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil. ... O programa deve elaborar propostas de segurança e de controle dos processos antes da realização das obras como forma de contenção de riscos no âmbito da indústria de construção civil.
O objetivo do PCMAT é garantir a integridade física do trabalhador com implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança. Assegura a proteção de todas as pessoas no local de trabalho e a preservação do meio ambiente.
A sigla PCMAT significa Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho, ela é utilizada como uma forma de prevenir acidentes no âmbito da construção civil, além disso, ela é responsável por elaborar ações que visam garantir a segurança dos trabalhadores durante todo o processo de construção.
Conforme Nota Técnica do Ministério do Trabalho e Emprego, o PCMAT deve ser elaborado por um engenheiro de seguranças do trabalho, devidamente habilitado no CONFEA/CREA. O documento precisa estar sempre disponível no canteiro para consulta dos trabalhadores ou para o caso de uma fiscalização do MTE.
PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil é obrigatório em obras com mais de 20 funcionários. Além de ser garantido pela NR 18, o programa visa o bem estar do trabalhador, treinamentos e evita mais acidentes no trabalho.
18.
PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é obrigatório em estabelecimentos do setor com 20 trabalhadores ou mais.