1 - No fim da gravidez, a barriga vai abaixando, porque o bebê está se posicionando para o nascimento. 2 - Sentir as famosas contrações não é sinônimo de que está em trabalho de parto.
Estes 6 sinais no corpo da gestante podem indicar que o parto se aproxima
10 incômodos comuns no fim da gravidez
É comum no final da gestação a mulher sentir mais dificuldade para respirar, ficar ofegante e ter dificuldades para se movimentar. Além do peso extra, os pulmões também estão comprimidos devido ao crescimento da barriga, o que torna a respiração mais curta.
Durante o quinto mês de gestação, algumas grávidas sentem as suas primeiras contrações de treino (contrações de Braxton Hicks) nas quais o útero se contrai em intervalos rítmicos. Estas estão frequentemente associados a um desconforto leve. O corpo já se está a exercitar para o parto com essas contrações.
As contrações do trabalho de parto prematuro podem ocorrer no segundo e terceiro trimestres, normalmente entre a 20ª e a 37ª semana da gravidez. Elas não param e podem se tornar mais frequentes, regulares e desconfortáveis ao longo do tempo.
É nesse momento quando os movimentos leves podem se transformar em golpes dolorosos. Esses golpes podem doer porque a criança chega mais facilmente às paredes uterinas, e também porque ela já tem mais força física. O bebê está mais desconfortável e ativo, e isso às vezes representa dor para a mãe.