As causas de plaquetopenia são: imunológica ( PTI – púrpura trombocitopênica imune), infecções vigentes ( virais, bacterianas), medicamentos, gestação, doença hepática crônica ou hipersplenismo, doenças congênitas das plaquetas ( raras) e doenças medulares que levam a pouca produção de plaquetas ( menos frequentes).
Neutropenia leve: quando a contagem sanguínea de neutrófilos cai abaixo de um limite inferior de 1500 por mm3, mas permanece acima de 1000 por mm3.
Neutropenia é a redução da contagem absoluta de neutrófilos a níveis subnormais. Os neutrófilos são o resultado da soma de bastões e segmentados. Quanto maior a redução, mais grave a neutropenia, e maior o risco de infecções oportunísticas para o paciente.
Em adultos, a linfocitose absoluta está presente quando a contagem absoluta de linfócitos é maior que 4.
Eosinopenia define a diminuição absoluta nos números de eosinófilos circulantes (NELSON & COUTO, 000). 1 – Iatrogênica: Os pacientes em tratamento com corticosteróides irão naturalmente, apresentar uma eosinopenia.
Leucopenia é a baixa de leucócitos totais, pode ser secundária a baixa produção, destruição ou sequestro em algum orgão ou tecido. O paciente pode ter leucopenia sem neutropenia e vice versa. A neutropenia (baixa de um subtipo dos leucócitos - responsáveis pela defesa aguda) pode ser leve , moderada ou grave.