A perda de liquido amniótico é denominada Oligoidrâmnio é um fato considerado não muito comum durante a fase gestacional, porém ocorre em torno de 8% das gestantes em algum ponto da gravidez.
O aumento do volume do líquido amniótico é normal entre as semanas 34 e 36 de gestação, havendo diminuição progressiva à medida que o parto se aproxima. Porém, caso o líquido amniótico continue aumentado, é importante consultar o obstetra para que seja avaliada a necessidade de realizar alguma medida.
substantivo [Medicina] Ausência de líquido amniótico.
Tampão mucoso saindo aos poucos O tampão mucoso também pode sair de pouco em pouco, de forma que muitas mulheres nem mesmo percebam que o que está saindo é o tampão, de maneira gradual. Por isso, antes de sair de malas prontas para o hospital, verifique se existem contrações constantes e ritmadas.
Quando a bolsa estourar, o ideal é manter a calma e ir ao hospital, pois tudo indica que o bebê irá nascer. Além disso, é recomendado ir ao hospital sempre que houver suspeita de ruptura da bolsa, pois qualquer laceração, por menor que seja, pode facilitar a entrada de microrganismos, afetando o bebê e a mulher.