Por exemplo, enredo, tema, personagem e entonação são elementos literários, enquanto que figura de linguagem, foreshadowing ou ironia podem ser consideradas técnicas literárias.
→ Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa.
A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
Resposta. A religião não é apenas um conjunto de regras e dogmas, mas é narrativa, poesia, texto e literatura. Há muitas linguagens na(s) religião(ões). Os textos sagrados são também textos literários, e textos literários também podem contribuir para a reflexão do universo religioso.
Livros sagrados por religião
Resposta. O que é Legalista: Aquele que observa rigorosamente o texto da lei, sem fazer nehuma interpretação jurídica, mas tão-somente gramatical, sem atender à intenção e ao espírito do legislador.
Resposta: Obra não literária: Explicação: Relata-se um fato,um acontecimento,o texto é objetivo,transparente,o sentido da palavra ou do pensamento é real.
São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.
Resposta: -Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto.
Resposta:Por exemplo, enredo, tema, personagem e entonação são elementos literários, enquanto que figura de linguagem, foreshadowing ou ironia podem ser consideradas técnicas literárias.
Dicas essenciais para escrever um bom texto
Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. Busca representar o ouvinte e o leitor, estabelecer o lugar que acorre a interação e quais finalidades.
Cada gênero textual tem o seu próprio estilo e pode ser diferenciado dos demais por meio das suas características. Algumas das características que determinam o gênero textual são o assunto, o papel dos interlocutores e a situação.