Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.
Dicionário de mineirês: guia básico do sotaque mineiro
Essa expressão, comumente utilizada por nativos das Minas Gerais, pode ser utilizada como vírgula, interjeição, interrogação ou qualquer pausa ou flexão na forma falada. a definição mais aceita pelos acadêmicos é a de que "Uai é uai, uai!" Você vai para casa?
Segundo o site Mundo Estranho, há controvérsias quanto à origem da expressão, que é muito falada em Minas e em Goiás. Para o estudioso da língua portuguesa Amadeu Amaral, falecido em 1929, UAI teria surgido da mudança da palavra “olhai” (no sentido de “preste atenção”).
Dizem que quando os mineiros chegaram em Goiás, os goianos já usavam o famoso UAI. Por isso, que os goianos falam uai sô, trem bão dimais da conta, né e também gostam de um pão de queijo.
Há controvérsias quanto à origem desse típico dialeto caipira, muito falado em Minas Gerais e em Goiás. Para o filólogo Amadeu Amaral (1875-1929), essa expressão, que indica surpresa ou dúvida, teria surgido da mudança da palavra “olhai” (com o sentido de “preste atenção”).
Expressão de espanto e surpresa.
interjeição Demonstração de admiração, susto, surpresa, medo: Vixe! Agora está tudo perdido! [Gramática] Palavra que expressa variados sentimentos ou muitas sensações, sendo seu sentido dependente do contexto em que está sendo usada. Etimologia (origem da palavra vixe).
interjeição Expressão que indica admiração, felicidade, espanto, surpresa; eta, nossa: eita, que dia mais lindo!
1. Eita porra. Expressão de espanto. Utilizada quando alguma coisa causou espanto, susto.
Abreviatura de padre (P.