Desde no ambiente educacional até nas grandes fábricas e montadoras, o equipamento é capaz de realizar movimentos simples, porém extremamente importantes, como mover objetos, escrever, manipular pequenas peças com precisão ou mesmo fazer impressões 3D, por exemplo.
A estrutura mecânica do protótipo foi desenvolvida utilizando chapas de compensado. Com relação à parte hidráulica, as seringas foram fixadas nas articulações do braço através de um suporte metálico e interconectadas através de mangueiras.
O braço mecânico constitui-se basicamente da base móvel onde é acoplado o microcontrolador, das articulações sob ação dos motores de passo e sensor de presença. O braço mecânico possui quatro graus de liberdade. O primeiro motor de passo está acoplado na base e move o braço para trás e frente.
Apesar de a robótica ser trabalhada principalmente com as disciplinas de física e matemática, a docente afirma que ela é uma ciência multidisciplinar com potencial para desenvolver uma série de habilidades.
criatividade: o ensino de robótica pode ser uma ótima ferramenta para estimular a criatividade, especialmente na resolução de problemas; trabalho em equipe: os robôs também podem ser ótimos meios de ensinar as crianças que cada pessoa tem seu ritmo e habilidades.
A robótica educacional procura auxiliar o aluno na construção do aprendizado adquirido em sala de aula, desta forma colocando em prática seu conhecimento. ... O aluno é levado a pensar na essência do problema, assimilando-o para, posteriormente, acomodá-lo em sua perspectiva de conhecimento.
A robótica pode colaborar também para o estudante aperfeiçoar a escrita, porque ele tem mais recursos para redigir, por exemplo, um projeto de maneira mais clara e concisa. Outro ponto positivo é fazer com que os alunos tenham maior foco na atividade.
O ensino de programação e robótica também influencia, auxilia e melhora o aprendizado de matérias de ciências humanas, além de melhorar a escrita. Uma vez que o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, ele consegue estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito.
Conhecimento multidisciplinar Muito além do aprendizado lógico-matemático, o ensino de robótica pode refletir em quase todas as disciplinas escolares e, até mesmo, na autoestima dos estudantes. Isso acontece porque ela é uma ciência multidisciplinar que desperta várias habilidades cognitivas.
Na robótica educacional é oferecido ao aluno um ambiente onde o mesmo pode manusear, criar, programar por si mesmo e, através desta prática lúdica, desenvolve o raciocínio lógico tão importante nas diversas áreas do conhecimento.” Page 3 Mostra Nacional de Robótica (MNR) 3 Ou seja, o uso da Robótica Educacional, onde o ...
Robótica Sustentável Com a chegada das doações do lixo eletrônico a turma desenvolveu o Método DASUG que se traduz em: Desmontar o material que chega. Avaliar as condições de uso de cada peça. Separar cada material conforme a sua função.
Dentro desse contexto, a robótica educacional é uma possibilidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem. Esse método contribui para a multidisciplinaridade da educação, desenvolvendo as habilidades de cada disciplina durante a criação dos projetos.
A robótica traz benefícios além da Ciência e Tecnologia. ... Segundo ela, a robótica vai “desenvolver a criatividade, ensinar a resolver problemas através de projetos e incentivar o trabalho em equipe e o compartilhamento de descobertas”.
Ou seja: além de atrair a atenção e o interesse dos alunos para o tema da tecnologia e para o conteúdo ensinado, a robótica funciona como ferramenta educativa, visto que, dentre seus inúmeros benefícios, melhora o desenvolvimento cognitivo dos alunos e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala.
A utilização de robôs nas indústrias é uma realidade em todo o mundo. Eles podem ser usados no transporte automatizado e veículos para transporte de carga. Numa linha de produção, são capazes de desempenhar funções arriscadas para seres humanos, como transportar vidros para montagem de automóveis.
O livro também virou um clássico porque enumera as Três Leis da Robótica: 1) um robô não pode ferir um humano ou permitir que um humano sofra algum mal; 2) os robôs devem obedecer às ordens dos humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei; e 3) um robô deve proteger sua própria ...