Renato Russo
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse acaridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
É só o amor, é só o amor; Que conhece o que é verdade; O amor é bom, não quer o mal; Não sente inveja ou se envaidece. O amor é o fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. ... O amor nos faz mais felizes e faz o mundo todo ser melhor.
A canção Monte Castelo, que tem sua letra constituída basicamente por recortes de Camões e da Bíblia (…), é o nome de uma região ao norte da Itália, onde foi travada a chamada Batalha de Monte Castello. Foi lá que militares de brasileiros e estadunidenses combateram soldados alemães ao fim da segunda guerra mundial.
A relação entre o nome da canção e a batalha italiana está justamente aí: Renato deu esse nome à música para homenagear um tio que lutou em Monte Castelo. Quem relatou essa informação foi a mãe de Renato, Carminha Manfredini, que já chegou a afirmar também que Monte Castelo é a sua música preferida da Legião Urbana.
Essa canção, Monte Castelo, tem esse nome para nos remeter a esse tempo, a essa batalha. Embora pudesse falar do amor carnal, dos amantes (já que cita o Soneto 11, de Camões) ou do amor divino (afinal repete trechos bíblicos), Monte Castelo fala sobre a guerra, sobre a opinião de Renato Russo sobre isso.
Resposta. A música Monte Castelo , da banda nacional Legião Urbana , traz como mensagem principal a importância do amor nas nossas vidas e no convívio social ...
Na Monte Castelo, do Legião, ela quer propor que a base é o amor e ele enfatiza que é uma coisa muito boa. Nessa música ele coloca o amor acima de tudo, como quem quisesse defender o ato de amar, querendo que as pessoas amem por esse ser o caminho da verdade.
O tipo de diálogo construído entre os dois consiste no método da intertextualidade, onde o autor de monte castelo promove um diálogo com a canção baseado na temática do amor, que é idealizado no trecho da bíblia e é posto em prática na canção.
Renato Russo
Então essa frase seria algo como "o vencedor servir a quem vence", ou seja, trata-se de humildade, de ser bom com os outros e com a vida, independente de ganhar ou perder; e, mesmo se for vencido por alguém, saber tratar aquela pessoa com cuidado do mesmo jeito.
Resposta. Resposta: "Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos"...
Luís Vaz de Camões
Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.
Camões, no conhecido soneto em que tenta definir o amor, enreda-se em uma seqüência de paradoxos: "Amor é fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente/ É um contentamento descontente/ É dor que desatina sem doer".
Metáforas estão muito presentes em expressões populares, como "dar murro em ponta de faca" e "morto de fome". Exemplo de metáfora na literatura: Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.
O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso. Para entender melhor essa diferença veja os exemplos abaixo: Dormir e acordar está difícil.
A figura de linguagem empregada nos versos do comando da questão é a antítese, que se trata de elementos contrários num período, por exemplo "calor frio", ou "claro escuro". Aqui temos "solitário que caminha entre a gente" e "se ganha em se perder". ... Antítese, você já sabe.
Resposta. Resposta: A)Nessa tirinha,a ideia defendida por Deus é a ideia de que tudo tem que ter seu oposto.
26 Tipos de figuras de linguagem ?