A colecistite alitiásica aguda (CAA) trata-se de uma inflamação da vesícula biliar sem a evidência de cálculos biliares. É estimado que ocorra em 2-15% de todos os casos de cole- cistite aguda e geralmente se associa a condições de saúde críticas, como pós-operatório, trauma recente grave e queimaduras.
INTRODUÇÃO: Colecistite enfisematosa é uma condição de risco de vida caracterizada por infecção da vesícula biliar por agentes produtores de gás. Na sua apresentação mais comum atinge preferencialmente homens idosos portadores de doenças sistêmicas em especial diabetes e vasculopatias.
A colecistite crônica é a inflamação da vesícula biliar por longos períodos, quase sempre causada por litíase vesicular. (Ver também Visão geral da função biliar.) Colecistite crônica quase sempre resulta de cálculos biliares e episódios anteriores de colecistite aguda (mesmo que leve).
Após a cirurgia de retirada da vesícula, deve-se dar preferência para alimentos como:
Quem tem pedra na vesícula e está fazendo crise tem de tirar todo e qualquer lipídeo da sua vida até fazer a cirurgia. Isso implica em panela que faz as coisas no vapor, usar zero de óleo, usar grill e não comer chocolate, nozes enfim qualquer coisa que tenha lipídeo.