Arquimedes
A alavanca é uma máquina simples que tem a função de facilitar a execução de um trabalho. ... PA – Ponto de apoio: o ponto ao redor do qual a alavanca pode girar; FR – Força resistente: Peso do objeto que se pretende movimentar; FP – Força potente: Exercida com o objetivo de mover o objeto.
Simples! É só a distância entre o ponto da barra rígida em que você aplica a força e o ponto de apoio (de P a A) ser seis vezes maior do que distância da massa até o ponto de apoio (de A a R).
Todas as alavancas seguem o mesmo princípio: com uma força P aplicada no braço maior (b) é possível equilibrar uma força maior, R, que esteja na ponta do braço menor (a), já que o produto P x b é igual ao produto R x a (veja esquema). A proposta de Arquimedes segue o mesmo princípio.
Os Músculos e os ossos juntamente com as articulação formam alavancas que nos permitem executar atividades corriqueiras como por exemplo levantar objetos, andar e mastigar.
Basicamente, uma alavanca é uma barra que pode girar em torno de um ponto de apoio, chamado de polo. ... O giro dessa barra é produzido pelo torque de uma força.
Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência). Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos.
Gangorra e balanças de braços são constituídas por uma alavanca conhecida como interfixa. nesse tipo de alavanca,o ponto de apoio e a força resistente. ... existem também alavancas intermitentes . Nelas, aplicamos a força de ação ou (potente)entre o ponto de apoio e a força resistente.
A alavanca interpotente é quando a aplicação da força potente (P) está entre a aplicação da força resistente (R) e o ponto de apoio (A). Exemplo: pinça, cortador de unhas, hashi.
O abridor de lata é uma alavanca, isto é, um objeto que gira em torno de um ponto de apoio utilizado para multiplicar a força mecânica. A classificação de um abridor de lata é alavanca inter - resistente. Nesse tipo de alavanca, a força transmitida encontra-se entre a força potente e o ponto fixo.
Grampeador = Alavanca interpotente.
Alavancas do terceiro gênero ou interpotentes – Ordem: OPR, ou seja, possuem o ponto de apoio em um dos extremos da barra. Localizado próximo ao ponto de apoio está a força potente, e mais distante está a força de resistência. Exemplos: pinça, vara de pescar, segurar uma bola na mão com o braço mantido a 90°.
Já nas alavancas interpotentes, a força é aplicada entre o ponto de apoio e a carga, como quando usamos o garfo, uma pinça ou levantamos um objeto apenas com o antebraço.
Na figura a seguir vemos o exemplo de três tipos alavancas diferentes: no pé (1), no braço/antebraço (2) e na cabeça (3). A alternativa correta que mostra na sequência (1), (2) e (3) a classificação conforme a posição do ponto de apoio em relação às forças aplicadas é: a) interfixa; interpotente e inter-resistente.
Denominaremos de máquinas simples às que modificam e transmitem a ação de uma força para realizar algum movimento. Abridor de latas, martelo, tesoura, chave de fenda, alicate, quebra-nozes, carrinho de mão, pinça e cortador de unha são exemplos de máquinas simples.
Uma catapulta era uma máquina simples, usada para lançar projéteis, ou objetos pesados, contra um inimigo, com grande força e a grandes distâncias. Uma catapulta pequena e com rodas, como esta, era usada em batalhas. Encyclopædia Britannica, Inc. Havia diversos tipos de catapultas.
Comumente, o termo "máquina simples" refere-se às seis máquinas simples clássicas, conforme definidas pelos cientistas renascentistas:
Resposta:
Como Construir Máquinas Simples