Também se faz uso da vírgula para separar tempo e localidade nas datas, normalmente em correspondências, como em:
Deve-se colocar vírgula entre a data e o número do decreto (ou da lei, da resolução etc.), pois aí a data é entendida como um aposto explicativo, isto é, trata-se de um complemento, uma informação que seria até dispensável, por exemplo: “de acordo com o Decreto nº 376, [que foi aprovado na data] de 12 de dezembro de ...
Ex.: Atualmente, no Brasil, a maioria dos alunos não consegue nota 1000 na redação. Durante muito tempo, fui enfermeiro da cruz vermelha! O uso da vírgula acontece também quando se coloca o objeto no início da oração para depois repeti-lo.
Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês. Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar. Neste exercício deve ser identificada a alternativa na qual a vírgula foi empregada com o objetivo de omitir o verbo.
Nas orações coordenadas sindéticas conclusivas, adversativas e explicativas, a vírgula precede a conjunção. Quando a oração subordinada estiver antes da oração principal, o uso da vírgula é obrigatório. As orações subordinadas adjetivas explicativas são separadas por vírgula.
As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso. ... Para esclarecer qualquer dúvida, o Toda Matéria traz explicação e exemplos de como as reticências podem ser empregadas.
A vírgula é muito mais usual que o ponto e vírgula, pois é empregada para separar trechos mais simples na frase e atribuir ritmo e sentido à leitura. Ela também é usada em enumeração de termos e orações coordenadas assindéticas, além de ser fundamental para dar clareza às informações.