A berinjela contém um alto teor de substâncias antioxidantes, especialmente na casca. Por isso, ela não deve ser retirada no preparo do suco. Pode-se, ainda, consumir a berinjela de outras formas, seja cozida ou assada, para um maior efeito protetor sobre o fígado e, consequentemente, baixar o colesterol.
Calma, a casca pode sim ser consumida, mas não crua. Aqui uma forma de deixá-la mais saborosa é preparando uma salada de berinjela. Para isso basta cortá-la em pedaços, acrescentar tomate, cebola e outros ingredientes do seu gosto e temperar com azeite e sal.
A berinjela, por exemplo, como explica a nutricionista Daniela Alencar, da Clínica PASA de Vitória, “é rica em fibras, que uma vez ingeridas favorecem a redução dos níveis de glicose no organismo e causam sensação de saciedade, algo bom no caso da diabetes e do colesterol.
Modo de preparo: Disponha a berinjela e a água em uma jarra e deixe de molho na geladeira durante a noite. Coe e tome um copo da água em jejum. Pode ser feito batendo a água com alguma fruta também. Utilize as berinjelas em uma preparação.
O chá de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para ajudar no controle da diabetes porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes. Mas além destas, existem outras que também ajudam no tratamento como sálvia, melão de-são-caetano, quebra-pedra e insulina vegetal.
Um bom remédio caseiro para a pressão alta é tomar o suco de mirtilo diariamente ou consumir a água de alho, por exemplo. Além disso, vários tipos de chás, como o chá de hibisco ou folhas de oliveira, também parecem ter excelentes propriedades anti-hipertensoras que ajudam a controlar a pressão arterial.
Qual chá tomar para baixar a pressão? É possível concluir que os chás de alho, hibisco, erva cidreira e cavalinha podem auxiliar na diminuição da pressão arterial. Dessa forma, a recomendação é uso de, no máximo, uma xícara ao dia de qualquer uma dessas bebidas.
Retirar todo o suco das laranjas e do limão com a ajuda de um espremedor. Posteriormente adicione o suco resultante no liquidificador juntamente com todos os ingredientes. Bata bem e adicione a colher de mel para adoçar. Após 24 horas do consumo do suco de beterraba é possível observar a diminuição da pressão arterial.
Para controlar uma crise de pressão arterial baixa, especialmente em pessoas que têm pressão alta, deve-se: