Como tratar a fluorose dentria? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
"A melhor maneira de tratar é com a microabrasão, um tratamento feito no consultório odontológico que une a aplicação de flúor e pedra pomes", explica. Já na fase adulta, o paciente também pode optar pelo clareamento dental ou colocação de facetas de porcelana para esconder as manchas.
Como é caracterizada a fluorose?
A fluorose dentária é uma anomalia do desenvolvimento e ocorre por ingestão prolongada de flúor durante o período de formação dos dentes e da maturação do esmalte. É caracterizada por aumento da porosidade do esmalte, fazendo com que este pareça opaco.
Quais dentes são mais afetados pela fluorose?
Os dentes mais acometidos por fluorose foram os pré-molares, molares, incisivos e caninos.
Qual o período de maior risco para a fluorose dental?
O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.
Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?
Os distúrbios de desenvolvimento no esmalte apresentam-se como anomalias de estrutura, podendo afetar ambas as dentições. Dentre eles estão a amelogênese imperfeita, a hipoplasia de esmalte e a fluorose dental.
Quais são os distúrbios provocados a nível celular durante o processo de formação dentária que desencadeiam o processo de fluorose?
A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.
O que é quais as características e consequências da fluorose?
3.1 Diagnóstico e características clínicas A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.
Quais são as características clínicas da fluorose dentária segundo a classificação de Dean?
Segundo o Índice Dean a fluorose dentária pode ser classificada em: 0. Normal : A superfície do esmalte está lisa, lustrosa e, geralmente, de cor branca cremosa pálida; Questionável : O esmalte revela pequenas alterações de translucidez.
Quando se ingere de forma prolongada o flúor no período da formação dental pode gerar a manchas típicas da fluorose?
O flúor é um elemento muito importante para o controle da doença, porém a ingestão de flúor em quantidades acima da recomendada pode causar intoxicação aguda ou crônica. A fluorose dentária é conseqüência do excesso de ingestão de flúor de forma crônica durante o desenvolvimento dos dentes, independentemente da fonte.
Como podemos prevenir a fluorose dentária?
Confira algumas dicas dadas pelo especialista que ajudam a prevenir a fluorose dentária a seguir!
1) Prefira produtos específicos para cada faixa etária. ...
2) Informe-se sobre os níveis de flúor da água. ...
3) Evite a ingestão de produtos fluoretados. ...
4) Esteja atento às medicações. ...
5) Uma alimentação equilibrada é fundamental.
19 de nov. de 2019
Porque o excesso de flúor pode causar fluorose?
O que causa fluorose? Explicamos que a fluorose é causada pela ingestão excessiva de flúor. Quando ele está em níveis muito altos no organismo, portanto, em vez de trazer benefícios para a dentição, provoca prejuízos, desencadeando alterações em sua estética e estrutura.
Qual a diferença entre fluorose e hipoplasia?
A hipoplasia de esmalte é uma deficiência na quantidade do esmalte que pode ocorrer na forma de fóssulas, fissuras ou perda de áreas grandes de esmalte. Na hipoplasia ocorre uma formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte dentário.
Qual a classificação de Dean?
O Índice de Dean define sua classificação de acordo com as seguintes :apresentações: 0- Normal; 0,5- Questionável; 1-Muito leve; 2-Leve; 3-Moderada e 4- Severa.
O que o excesso de flúor pode causar no organismo?
O consumo de flúor em excesso, que ocorre com frequência na água potável, pode causar a fluorose, que afeta os dentes e ossos. A maior parte do flúor no organismo se encontra armazenada nos ossos e nos dentes. O flúor é necessário para a formação de ossos e dentes saudáveis.
Qual a alteração causada pela intoxicação crônica do fluoreto que se caracteriza por manchas ou estrias esbranquiçadas principalmente nos incisivos e molares permanentes?
A fluorose dentária é conseqüência do excesso de ingestão de flúor de forma crônica durante o desenvolvimento dos dentes, independentemente da fonte.