- A cultura é dinâmica pelo fato de ser um mecanismo adaptativo e acumulativo, a cultura está sempre sofrendo mudanças. Alguns traços se perdem outros se adicionam, em velocidades distintas conforme as sociedades.
A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. ... A mudança acarreta normalmente em resistência.
Sendo assim, a transformação cultural é uma série de anseios, motivações e objetivos organizacionais das pessoas com as normas e procedimentos interativos do grupos, que se manifesta numa orientação comportamental de líderes e colaboradores para os resultados.
Podemos citar exemplos de etnocentrismo no caso dos europeus durante o período colonial, que acreditavam ser superiores e mais civilizados que os outros povos, e isso era uma das suas justificativas para a escravidão. ... Etnocentrismo é ver sua própria cultura e povo como sendo os melhores do mundo.
Etnocentrismo é um conceito antropológico usado para definir atitudes nas quais consideramos nossos hábitos e condutas como superiores aos de outrem.
O etnocentrismo primeiramente pode ser observado como a tendência existente a observar o mundo sob a perspectiva única e particular de um determinado povo, de uma determinada cultura. Como consequências graves, temos a presença de uma ideia de superioridade que é construída.
Obviamente, o etnocentrismo tem consequências desastrosas que afetam em todos os níveis os direitos humanos, como a xenofobia, a homofobia, o racismo, a discriminação, a segregação, o desrespeito, a “morte à diferença”, o chauvinismo, entre outros.
A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.
Uma relação intercultural positiva é qualquer relacionamento que ocorra entre membros de diferentes culturas. Um exemplo disso é o intercâmbio que ocorre nas universidades. ... Outro exemplo é quando dois indivíduos de diferentes culturas se juntam para debater coisas a fim de encontrar uma única solução.
A ideia de interculturalidade é comumente associada a outros conceitos, como diversidade cultural e, principalmente, multiculturalismo. ... Já o conceito de interculturalidade, diz, foi desenvolvido nas lutas sociais, por grupos subalternizados, como os movimentos indígenas e afrodescendentes.
A interculturalidade pressupõe a educação democrática, a transnacionalidade da mesma e a superação dos hermetismos sociais do Estado-Nação, bem como a oposição à supremacia de culturas sobre outras.
A interculturalidade refere-se a uma corrente ideológica e política que promova o respeito ea tolerância entre indivíduos em um país, independentemente de raça, credo ou etnia. Também estimula a interação social e cultural entre as diferentes comunidades que existem em um só lugar.
enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o princípio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto político que permita estabelecer um diálogo entre elas, como ...
Resposta. Resposta: O termo interculturalidade se refere à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual. ... A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
2 - O que significa a afirmação "nossa sociedade é multicultural"? Significa que existe a presença de várias culturas numa mesma sociedade. Elas podem apenas se tolerar entre si, mas também podem se relacionar.