Pendure as descobertas da turma na sala de aula. A partir de exemplos propostos por você, as crianças deduzem as regras ortográficas e as escrevem em papéis, que vão para o varal. Aos poucos, você classifica os assuntos por categorias. O varal sempre cresce, pois as palavras novas são acrescentadas.
O objetivo é ampliar o vocabulário, escrever corretamente e estabelecer uma relação com as regras ortográficas conhecidas até o momento.
Quando a pronúncia de uma palavra requer um som “r” forte e prolongado em algum lugar no meio da palavra, e este está entre duas vogais, torna-se necessário duplicar a consonante, formando uma palavra com rr.
Com dois RR o som é mais prolongado e também mais forte, com um R é menos prolongado e menos forte.
As letras que vêm imediatamente antes e depois do rr são vogais. Perceba que o -rr sempre aparece entre vogais. Essa é a regra.
O R fraco diz respeito à forma como ocorre a pronunciação da letra na sílaba. As palavras que possuem um R fraco são aquelas que possuem a letra R entre vogais, não duplicada e no meio da palavra.
Simples! Se o som do "R" for forte, você deverá escrever com duas letras "R" ("RR"), se for um som fraco, você deverá escrever com apenas uma letra "R".
Exercícios para falar o R corretamente
Boa pergunta! Sabe que o R é uma letra complicada, temos muitos sons dependendo da posição dele na palavra. No caso do R brando ou R fraco ele sempre esta entre duas vogais, e seu som é mais fraco. ... O som é bastante diferente de Cachorro- Ca-chor- ro e Roupa- Rou- pa, por exemplo, que são palavras que possuem o R forte.
O R intermediário ou R brando ocorre quando a letra R aparece no meio da palavra e entre vogais. Quando o R aparece no meio, mas entre vogal e consoante (e vice-versa), ele é classificado como R forte (R soprado). É o que ocorre em palavras como carta e sorvete.