O composto que apresenta Ligação iônica é o NaCl. A Ligação iônica é aquela que se estabelece entre um metal e um ametal. Os átomos procuram perder, ganhar ou compartilhar electrões (eléctrons) para atingir a estabilidade eletrônica (que é ter 8 eléctrons na camada de valência).
Compostos iônicos são aqueles formados por íons de cargas opostas através de interação eletrostática (forte), ou seja, para uma substância ser considerada iônica, deve possuir pelo menos uma ligação iônica na sua estrutura.
Os sólidos iônicos são tipicamente duros, porém quebradiços. ... Isto ocorre porque quando aplicamos uma força sobre um cristal iônico (no nosso caso esta força foi a martelada), ocorre o deslocamento de uma camada de íons em relação à outra.
IV- CORRETO, pois os compostos iônicos são sólidos na temperatura ambiente devido às elevadas temperaturas de fusão e ebulição.
São sempre sólidos. Devido à atração eletrostática que mantém os cátions e os ânios fortemente unidos, a energia necessária para quebrar as ligações iônicas tem que ser muito mais alta do que a temperatura ambiente. Logo, os compostos iônicos, na temperatura ambiente, encontram-se no estado sólido.
Estes retículos é que fazem com que os compostos iônicos apresentem as seguintes propriedades:
Propriedades gerais das ligações iônicas A ligação iônica é não-direcional (atração eletrostática estende-se igualmente em todas direções); Materiais muito duros. Alto ponto de fusão e ebulição (requer energia considerável para romper o retículo);