Em muitos casos, a mancha roxa é a consequência de um hematoma causado por uma pancada ou queda. Ele se desenvolve quando pequenos vasos sanguíneos sob a pele se rompem. Com o impacto, o sangue vaza para os tecidos sob a pele e causa a cor roxa e dor no local.
O primeiro exame realizado para diagnosticar a leucemia é o exame de sangue. O hemograma completo é feito para determinar as taxas de células sanguíneas. A maioria das crianças com leucemia tem aumento de glóbulos brancos e poucos glóbulos vermelhos e/ou plaquetas.
Estas alterações genéticas podem ser herdadas de um dos pais, como é o caso das leucemias infantis, ou podem ser adquiridas durante a vida de uma pessoa, se as células do corpo cometerem “erros”, ao dividir-se para formar duas novas células. Um tipo comum de anomalia do DNA que pode levar à leucemia é a translocação.
Quando a suspeita de um quadro de leucemia é muito grande, o primeiro passo é a realização de exames de sangue, seguidos de avaliação médica específica. O hemograma é considerado o exame mais importante para a confirmação da suspeita de câncer.
A leucemia é um tipo de câncer maligno, que causa o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as saudáveis. É uma doença dos glóbulos brancos (leucócitos), e muitas vezes, sua origem é desconhecida. Alguns dos males provocados por esta condição são fraqueza, perda de peso e febre.
A leucemia pode se desenvolver em adultos e crianças, homens e mulheres. Assim como outros tipos de câncer, ela não é contagiosa. Não se “pega” leucemia, a doença surge através de um desequilíbrio nas células que formam o sangue.