Os brasileiros tinham um desejo de autogoverno e ressentiam-se de que a riqueza da nação fosse levada para Portugal. ... O nacionalismo literário começou na década de 1840 com as obras de José de Alencar, que utilizou modelos literários franceses para descrever as regiões e os meios sociais do Brasil.
Percebido com mais clareza no século XIX, o sentimento nacionalista pode ser visto como um dos mais significativos desdobramentos gerados pela Revolução Francesa de 1789. ... Do ponto de vista histórico, o nacionalismo também veio a fomentar as rivalidades que forneceriam sentido à ocorrência da Primeira Guerra Mundial.
Já o nacionalismo apresenta uma definição política sobretudo da preservação da nação enquanto entidade, por vezes na defesa de território delineado por fronteiras terrestres, mas, acima de tudo nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição identitária ou transformação.
Na segunda metade do século XIX há um fortalecimento do nacionalismo que passa a estar ligado a ideologia da identidade nacional bem como laços culturais, históricos e linguísticos.
A partir do século XIX, o nacionalismo passou a compreender um conjunto de ideias, sentimentos e atitudes no campo político, a fim de difundir e proteger a soberania do Estado-nação diante do inimigo externo e da conquista do Estado democrático de direito.
Resposta. O sentimento de nacionalidade europeu levou ao imperialismo que consistiu em um processo de ocupação geográfica de colônias para demonstrar poder e auxiliar na competição industrial.
Resposta. Nessa nova atmosfera protetora, o nacionalismo assumiu um caráter mais xenófobo e racista, em alguns caos, os partidos atiçaram o ódio aos judeus como inimigos da verdadeira nação.
A palavra "nação" designa um território politicamente demarcado, assim como compreende seu povo e sua cultura. Já a palavra "nacionalismo" está ligado ao sentimento de patriotismo, ou seja, respeito e amor pela pátria. ... A obra "Macunaíma" de Mário de Andrade, embora seja um ícone modernista, é nacionalista, por exemplo.
O que é Nação: Língua, origem e história comuns, assim como uma cultura também comum, caracterizam geralmente uma nação. Nação é um termo vago; a nacionalidade existe porque um determinado grupo se considera formador de uma nação. As nações que se governam a si mesmas, independentemente, formam estados.