Se as frações possuem o mesmo denominador, soma-se os numeradores (termos de cima) e conserva-se os denominadores (termos de baixo). Entenda nos exemplos: Exemplos com denominadores iguais. Uma fração deve ser simplificada até se tornar irredutível, a exemplo de 20/2 = 10/1.
Para que 3/4 chegue a um denominador 100, devemos multiplicar toda a fração por 100/4 = 25. Assim, temos: 3/4 = (3 x 25)/(4 x 25) = 75/100 = 75%.
Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Exemplo: a) Vamos dividir a fração 2/3 pela fração 5/6: b) Determine o quociente entre os números um centésimo e um milésimo.
Subtração de frações: denominadores iguais Se eles forem iguais, a regra é somar e conservar o sinal. Já para os sinais diferentes, subtrair e conservar o sinal do maior número.
Multiplique o número inteiro pelo numerador. Ao trabalhar com números inteiros, basta multiplicar o número pelo numerador (número de cima) de uma fração. O denominador permanece o mesmo durante todo a multiplicação. Por exemplo: (1/3) x 7 = 7/3.
A potência → é a representação simplificada da multiplicação de um número x vezes, ex.: você tem 243 cartas e quer representar de forma menor logo basta você utilizar a potência que nada mais é que o 3 multiplicado por ele mesmo 5 vezes {3*3*3*3*3 = 243}.
Resposta. Conte quantas casas para a direita a vírgula deverá andar para que o número deixe de ser decimal. Por exemplo, no número 12,505 a vírgula deverá andar 3 casas para a direita para deixar de ser decimal e virar inteiro. O denominador da fração será uma potência de 10, ou s, 1000, etc.
Resumindo, os números racionais são aqueles que podem ser escritos em forma de fração. ... 2/4, uma fração cujo o numerador é 2 e o denominador é 4, ou pode-se dizer que é um número racional cujo valor de P/Q é igual 0,5 ; que é o valor da divisão de 2 por 4.
Os números racionais são os números que podem ser escritos na forma de fração. Esses números podem também ter representação decimal finita ou decimal infinita e periódica.
Qualquer fração é um número racional, pois naturalmente já está escrita na forma necessária para isso. Qualquer número inteiro pode ser escrito na forma de fração. Para tanto, basta dividi-lo por 1, pois todo número dividido por 1 é igual a si mesmo.
São aqueles que podemos escrever na forma de fração entre números inteiros, com o denominador diferente de zero. -43 e 12 (números inteiros), que podem ser escritos como -43/1 e 12/1; ... a dízima periódica 0,33333..., que pode ser escrita como o resultado da divisão entre 1 e 3, então 1/3.