EQST

Quais Eram As Principais Caractersticas Polticas Econmicas E Sociais Do Feudalismo?

Quais eram as principais características políticas econômicas e sociais do feudalismo?

O Feudalismo foi uma organização econômica, política e social baseada na posse da terra - o feudo - que predominou na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média. As terras e títulos de nobreza eram doadas pelo rei como recompensa aos líderes por terem participado de batalhas.

Como era a economia e a política no período feudal?

A economia feudal, inserida contexto do feudalismo, era uma economia agrária e de subsistência baseada na posse de terras (feudos). Lembre-se que o feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural. Perdurou na Europa Ocidental entre os séculos V ao XV, durante o período denominado de Idade Média.

Quais foram as principais crises do feudalismo?

As principais causas da crise do feudalismo foram: - O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas; - O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. ... - Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades).

Como era a política da Idade Média?

O período da Idade Média foi tradicionalmente delimitado com ênfase em eventos políticos. ... O poder político era descentralizado, isto é, estava nas mãos de inúmeros senhores da terra. Por todas essas características, muitos estudiosos acabaram chamando esse momento de Idade das Trevas.

Qual é a principal atividade econômica do feudalismo?

- A principal atividade econômica no feudalismo: era voltada para subsistência, eles consumiam o que produziam, e também não havia trocas comerciais entre o camponês e os donos das terras. Explicação: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura.

O que foi o apogeu do feudalismo?

Feudalismo compreende o sistema político, econômico e social que predominou na Europa Ocidental entre o início da Idade Média até a afirmação dos Estados modernos, tendo seu apogeu entre os séculos XI e XIII.

Quais as características sociais do feudalismo?

A sociedade feudal era composta por uma organização social bem delimitada: o clero exercia as funções religiosas, os nobres exerciam as funções militares e os servos produziam os meios de subsistência e pagavam os tributos. ... Esses servos eram submetidos espontaneamente ou não ao poder dos grandes senhores.

Quais as principais características do período feudal?

Características de um feudo medieval A organização social que regia os feudos medievais tinha como principais características: Presença de três classes sociais: nobreza (senhor feudal); clero (Igreja); e servos (camponeses);

Quais os fatores que contribuíram para a crise do feudalismo?

O surgimento da moeda, o desenvolvimento das cidades medievais e da intensificação das atividades comerciais, foram essenciais para que o sistema feudal entrasse em declínio. ... Além disso, a burguesia lutava pelo enriquecimento e pela mobilidade social, sistema desconhecido na sociedade feudal.

O que é a crise do feudalismo?

A crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. ... Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais.

Como era a mistura da Igreja e o poder político durante a Idade Média?

Dona de grande poder político e econômico, a Igreja foi a principal instituição da Europa medieval. Nenhuma instituição foi tão rica, bem organizada e poderosa durante a Idade Média na Europa quanto a Igreja Católica. ... Por isso, as contestações ao sistema e ao poder católico não eram comuns no auge do feudalismo.

O que caracteriza a economia feudal?

A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.

Qual é a principal característica da política do feudalismo?

A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.

O que é o feudalismo resumo?

O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída na Europa Ocidental entre os séculos V a XV, durante a Idade Média. Baseava-se em grandes propriedades de terra, chamadas de feudos, que pertenciam aos senhores feudais, e a mão de obra era servil.

Qual é o conceito de feudalismo?

Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal. O feudalismo predominou na Europa durante toda a Idade Média (entre os séculos V e XV).

Quais são as características da economia feudal?

A Economia Feudal era agrária e autossuficiente, dedicada ao consumo local e não ao comércio. As mercadorias eram trocadas por meio de escambo e não de moedas. Sua atividade principal se desenvolveu em meio a um sistema social estamental (camadas sociais) sem mobilidade entre reis, clero, nobres e servos.

Quais são as características da vassalagem?

Vassalagem (do latim medieval vassus, latinização do termo de origem celta gwas, "rapaz") na Idade Média, consistia em um acordo de serviços recíproco entre uma pessoa política e economicamente menos influente e uma outra que sob esses aspectos lhe era superior.

O que provocou a crise do sistema feudal?

A crise do feudalismo é um processo de longa duração que conta com uma série de fatores determinantes. ... Ao mesmo tempo, a ampliação do consumo de gêneros manufaturados e especiarias, e a crise agrícola dos feudos trouxeram o fim do equilíbrio no acordo estabelecido entre servos e senhores feudais.

Quais foram os fatores que levaram à decadência do feudalismo e consequentemente ao surgimento do capitalismo?

O processo de decadência do sistema feudal tem origem nas próprias contradições inerentes a qualquer modo de produção. ... O trinômio “guerra, peste e fome”, que marcou o século XIV, afetou tanto o feudalismo decadente, como o capitalismo nascente.