Células jovens sintetizam a matriz ao seu redor e, à medida que o fazem, entram em atividade mitótica e ficam aprisionadas na própria secreção – surgem, assim, os condrócitos. Essa mitose caracteriza o crescimento aposicional. Os condrócitos são células redondas, com núcleo basofílico seguindo a forma geral celular.
Os principais locais onde a cartilagem hialina é encontrada no organismo adulto são: fossas nasais, traqueia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.
As cartilagens não possuem vasos sanguíneos e, por isso, sua nutrição é feita por vasos sanguíneos presentes no pericôndrio, tecido conjuntivo que envolve o tecido cartilaginoso. Vale destacar que o tecido cartilaginoso também pode receber nutrição por meio do líquido sinovial presente nas cavidades das articulações.
Segundo Tirapelli, as articulações sinoviais são as mais comuns no corpo humano e estão localizadas principalmente nos membros superiores, como, por exemplo, as articulações dos ombros e dos cotovelos, e nos inferiores, como as articulações dos quadris e dos joelhos.
Dos elementos que fazem parte das articulações temos: membrana sinovial, cápsula articular, ligamentos, cartilagem articular e os meniscos. São três tipos de articulações: sinartrose, anfiartrose e diartrose. O corpo humano possui mais de 200 articulações!
Essas articulações possuem uma maior liberdade de movimento e são as mais encontradas em nosso corpo. De acordo com o movimento, as articulações sinoviais podem ser classificadas em uniaxial, biaxial e poliaxial. - Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação. Exemplo: Articulação encontrada entre o úmero e a ulna.