A moda gótica inclui:
Atualmente, gótico também é usado para se referir aos indivíduos de posturas incomuns e com uma insaciável curiosidade pela cultura. São intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto com a sociedade moderna.
Em outras palavras, o termo "gótico", neste caso, tem mais a ver com a arquitetura gótica do que com o movimento cultural. Seus traços mais característicos são veludo e renda, roupas esvoaçantes (inspiradas nos períodos medieval e vitoriano), e o gosto por poesia e literatura. Seja sentimental, criativa e sonhadora.
substantivo masculino e feminino Pessoa cujo estilo recebe influência do movimento punk rock melódico da década de 80: banda de rock composta por emos. [Por Extensão] Quem prioritariamente se veste com roupas de cor preta, além de possuir um corte de cabelo muito característico, com a franja cobrindo parte do rosto.
[ Medicina ] Partícula composta maioritariamente por água, expelida ao falar, espirrar ou tossir, que se difunde pelo ar e que pode ser portadora de agentes infecciosos (ex.: transmissão de bactérias por gotículas respiratórias; uma gotícula de tosse pode ser projectada a vários metros).
Significado de Godo adjetivo Relativo aos Godos, povo da Germânia (Alemanha) que invadiu os impérios romanos do Ocidente e do Oriente, do século III ao V, especialmente a Europa. [Pejorativo] Desprovido de cultura; considerado bárbaro; incivil, inculto. substantivo masculino Aquele que pertence aos godos.
Principais características da arte gótica Religiosidade. Dinamismo. Elevações verticais. Iluminação natural.
A característica principal da arte românica está na relação com a vida rural da Alta Idade Média e ao mesmo tempo, com a efervescência cultural dos mosteiros e abadias, os quais foram o repositório de parte da cultura greco-romana.