Há uma lógica no posicionamento de cada número na sequência:
CFOP 6404 - Venda de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, cujo imposto já tenha sido retido anteriormente.
CFOP 1407 Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária
CFOP 5413 -
A empresa do Simples Nacional deverá emitir a nota fiscal de devolução sem destaque do ICMS, sendo assim farão a indicação no campo "Informações Complementares", ou no corpo da Nota Fiscal Modelo 1, 1-A, ou Avulsa, da base de cálculo e do imposto destacado, e do número da Nota Fiscal de compra da mercadoria devolvida.
CFOP 6949 Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. 6949 - Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado Classificam-se neste código as outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificados nos códigos anteriores.
Por gentileza me ajudar recebemos uma Nota Fiscal de Remessa em Garantia CFOP 6949 Cliente de Belo Horizonte – MG. Nossa Nota Saiu para o Cliente com destaque dos Impostos CST 010. O Cliente nos mandou a Nota com o CST 00 destacando os Impostos: ICMS no Campo “Operações Próprias”.
CFOP 6000: Saídas ou prestações de serviços fora do estado Caracterizam as operações ou prestações de saída, em que o estabelecimento remetente do documento fiscal esteja localizado em outra Unidade da Federação/Estado, diferente do estado do destinatário do documento fiscal.
Pra gerar uma nota quando há bonificação, é necessário informar a natureza da operação (natOp) como BONIFICACAO (sem acento), utilizar o CFOP 5910 para operações internas ou 6910 para operações externas e também destacar os valores de ICMS e IPI, se necessário.
Deve ser indicado o CFOP 5.
Registra-se que o documento fiscal emitido para registrar a distribuição dos brindes deverá ser escriturada normalmente no Registro C100 da EFD-ICMS/IPI (saídas) do estabelecimento emitente (no nosso exemplo, a empresa Vivax), debitando-se o ICMS nela destacado.