Principais tipos de biocombustíveis
Os biocombustíveis, como o próprio nome já indica, são um tipo de combustível de origem biológica ou natural. Trata-se de uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol (álcool para combustível), o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros.
Os biocombustíveis são combustíveis com fontes renováveis, obtidos a partir do beneficiamento de determinados vegetais, entre os quais podemos citar: cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, resíduos agropecuários, eucalipto, além de muitos outros.
Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se podem produzir o biodiesel, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras. Este tipo de combustível renovável é pesquisado desde o início do século 20, principalmente na Europa.
Existem muitas discussões sobre a possibilidade de a produção de biocombustíveis afetar a produção e aumentar o preço dos alimentos vindos da cana, do milho e da soja. ... Afinal de contas, no Brasil, a principal matéria-prima usada na produção do etanol é a cana, usada também na produção de açúcar e materiais amiláceos.
Segundo ele, a produção não pode afetar a segurança alimentar das nações. ... O cultivo de biocombustíveis é um tema polêmico, pois a sua produção pode causar a perda de terras cultiváveis e diminuir a produção de alimentos.
Além disso, a produção de etanol a partir do milho precisa de energia, sendo que a usina de cana tem a vantagem de dispor do bagaço, que gera vapor para atender a demanda da produção de etanol de milho. ... Assim, o milho segue ainda que durante a entressafra da cana.
Concluiu-se que a Soberania Alimentar e a Segurança Alimentar são propostas que respondem a interesses historicamente antagônicos. A Soberania Alimentar é a proposta dos trabalhadores do campo e da cidade; já a Segurança Alimentar é a proposta dos Organismos Multilaterais.
Outras matérias-primas que podem ser utilizadas na produção de álcool são suco de frutas, beterraba, substâncias amiláceas, tais como o arroz, o trigo e a batata; e substâncias celulósicas, como a madeira e o papel.
etanol
Como preparar uma solução de álcool 50%: Diluir água filtrada ou em solução fisiológica igual volume de álcool absoluto ou de álcool 96º. Exemplo: para obter-se 20 ml de álcool 50% devo diluir 10 ml de álcool 96º ou álcool absoluto a 10 ml de água filtrada ou de solução fisiológica.
O etanol, também chamado de álcool etílico (C2H5OH), é uma substância pura, constituída por uma molécula formada por dois átomos de carbono, cinco de hidrogênio e um grupo hidroxila. Existem dois tipos de etanol: o anidro e o hidratado. A diferença entre ambos se deve apenas à concentração de água em sua composição.
Por que antes tanto se falava em carro a álcool e agora é somente etanol? do álcool (ethanol nos EUA), com vistas aos interesses de sua exportação, quando passou a se chamar oficialmente de etanol pelo órgão. Etanol e álcool é exatamente a mesma substância.
Ele não deve ser utilizado de forma inadequada. A concentração do etanol no sangue pode ser fatal”, alerta Flávia Lopes. Em casos de intoxicação pode levar ao coma profundo.
"Essa tendência, de consumir produtos à base de álcool 70% INPM, pode ter consequências perigosas, tais como: perda da consciência, vômitos, diminuição da respiração, parada cardíaca e até coma, dependendo da quantidade ingerida, estes sintomas aparecem entre uma e duas horas", enfatizou.
Guardar a água sanitária num lugar alto onde ele não possa alcançar. . Escondê-la dentro de armários com portas, e trancados à chave.