Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso. Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária.
As principais doenças que podem ser transmitidas pelos gatos, principalmente quando não bem cuidados, são:
O cocô do gato pode carregar o parasita Toxoplasma gondii, um organismo unicelular que cria agentes infecciosos, chamados oocistos. Estes oocistos podem infectar mulheres grávidas, causando problemas congênitos no bebê como surdez, convulsões, lesões oculares e retardo mental.
Sintomas de Toxoplasmose
O cocô do cachorro e do gato tem que ter consistência firme, com formato alongado, geralmente é brilhante devido a umidade e de cor amarronzada. Dependendo do tipo de alimentação por ir do marrom amarelado ao marrom escuro. Quando as fezes não tem formato e são liquidas ou pastosas isto não é normal.
O cheiro mais forte na urina é uma característica dos felinos porque eles não ingerem uma quantidade tão grande de água durante o dia. Consequentemente, isso diminui o volume de água na urina e aumenta a quantidade de ureia. Sendo essa a principal causa do odor acentuado que fica no ambiente quando eles fazem xixi.
É necessário tirar as fezes com uma pazinha Basta usar uma pazinha para remover as fezes e a parte da areia em que elas tocaram. A boa notícia é que existe uma pá cheia de furinhos que é própria para isso - ela consegue coletar melhor os resíduos sólidos e deixar o resto da areia.
As fezes dos gatos devem ir para o vaso sanitário, mas só as fezes. Isto não vale para a areia do gato ou para os tapetinhos higiênicos”, reforça Edelcio.
Por isso, a forma ambientalmente correta para descartar esses dejetos é a mesma, pelo vaso sanitário, para que seja tratado pelo sistema de esgoto. A regra básica é que fezes devem ser jogadas no vaso sanitário, tenham sido feitas em areia – como no caso de gatos – ou nos tapetes higiênicos, mais usados por cachorros.
Passo a passo
Preste atenção na cor, no cheiro, na textura e no formato. Com isso, já dá para deduzir o tamanho do animal e, principalmente, sua dieta. “Fezes escuras, por exemplo, indicam consumo de proteínas animais, ou seja, é um carnívoro”, explica Roberto do Val Vilela, biólogo do Zoológico de São Paulo.
Os excrementos têm forma cilíndrica, cor escura e costumam medir de 3-6 mm de tamanho, podendo variar um pouco de acordo com a espécie. Manchas – Os ratos costumam passar sempre pelos mesmos lugares e trazer muita sujeira e gordura em seus corpos.
Muitos pensam que fezes são restos de comida que sobraram depois da digestão. Mas, na realidade, o cocô é composto por água (75%) e bactérias (50% a 80% do que não é água).