Ninguém “pega” a doença, pois além de não ser contagiosa, o causador já está presente no corpo como um germe da flora microbiana natural da pele. O fungo só causa problemas quando cresce exageradamente e se prolifera pelo corpo.
Malassezia furfur (Pityrosporum orbiculare) é um fungo lipofílico, que está associado a pitiríase versicolor, foliculite, dermatite seborréica e atópica, fungemia e infecções sistêmicas. O tratamento é feito com soluções antimicóticas ou derivados imidazólicos, particularmente, o cetoconazol.
É uma infecção causada por fungos do Gênero Malassezia, que acometem a camada superficial da pele. No homem, a principal espécie envolvida é a Malassezia furfur, causadora da Pitiriase Versicolor ou “pano branco”, bem como dermatite seborreica.
A profissional esclarece que o tratamento para a remoção dessas manchas pode ser feito com cremes despigmentantes, laser, peelings e microagulhamento. Marília também destaca que o uso de protetor solar é essencial em qualquer condição da pele e recomenda seu uso de 2 a 3 vezes ao dia.
O Cetoconazol tem atividade fungistática e é utilizado em cães e gatos no tratamento de infecções fúngicas locais na pele, pelos, unhas, mucosas ou sistêmicas, como as relacionadas a seguir: Dermatites (Malassezia pachidermatis). Dermatofitose (Trichophyton sp, Epidermophyton sp e Microsporum sp).