A língua portuguesa formou-se como língua específica, na Europa, pela diferenciação que o latim sofreu na Península Ibérica durante o processo de contatos entre povos e línguas que se deram a partir da chegada dos romanos no século II a.C., por ocasião da segunda Guerra Púnica, no ano de 218 a.C(1).
A língua portuguesa é uma língua neolatina, formada da mistura de muito latim vulgar e mais a influência árabe e das tribos que viviam na região. Sua origem está altamente conectada a outra língua (o galego), mas, ... Estes dialetos falados na península e em outros lugares foram regionalizando a língua.
Podemos considerar três fases na evolução da língua portuguesa: proto-histórica, até ao séc. XIII (ainda muito ligada, na escrita, ao latim bárbaro), arcaica, até ao séc.
A origem da língua O português descende do latim, idioma usado na região de Roma há milhares de anos. O primeiro marco para o surgimento da língua portuguesa ocorre no século II a.C., em um período de guerra. ... Na nova nação, o idioma usado é o galego-português e mais tarde passa a ser o português.
A região que deu origem ao Estado moderno português situava-se no noroeste da Península Ibérica, em torno do rio Minho. Foi nas extensões de terras de ambas as margens do rio Minho que começou a ser falado aquilo que posteriormente viria a ser definido como galego-português, ou língua galaico-portuguesa.
A ciência que estuda as origens das línguas e suas semelhanças é a Linguística. ... Embora o modelo de língua mãe seja apenas aproximado, as pesquisas continuam a todo vapor e ele já tem até nome: foi batizada de proto-indo-europeu. Segundo estudos recentes, essa língua foi falada há cerca de 6 mil anos na Ásia.
A língua acádia, também conhecida como acadiano, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos. Era falada na antiga Mesopotâmia, território que hoje inclui boa parte do Iraque e do Kuwait, além de partes da Síria, da Turquia e do Irã.
O alemão deriva a maioria de seu vocabulário do ramo germânico da família das línguas indo-europeias. Uma porção de palavras alemãs são derivados do latim e do grego, enquanto uma minoria vem do francês e do inglês. Com variantes levemente diferenciadas, o alemão é uma língua pluricêntrica.
Você sabe como surgiu a língua espanhola? Originou-se do Latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica. Mais tarde recebeu o nome de castellano (castelhano) ou língua castellana (castelhana), por ocasião da residência dos reis no reino medieval de Castilla (Castela).
Como e onde surgiu a língua espanhola? A Língua Espanhola teve sua origem, na Idade Média, no antigo reino de Castilla. Nessa época, a Espanha ainda não existia. Daí o idioma falado no país ser conhecido como Castelhano.
Língua castelhana
A origem da língua espanhola A formação da língua espanhola pode ser dividida em três períodos: o medieval ou castelhano antigo (dos séculos X ao XV), o espanhol moderno (entre os séculos XVI e XVII) e o contemporâneo (da fundação da Real Academia Espanhola até os dias atuais).
Portugal é mais velho que Espanha trezentos e tal anos e, nesta lógica, o português teria vindo muito primeiro que o espanhol. Mas isto contraria os factos. Aquilo a que se chama hoje espanhol era aquilo a que inicialmente se chamava castelhano. Ainda hoje no mundo, há muitos povos que assim lhe chamam.
Os países que possuem o espanhol como língua oficial são: Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Peru, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Cuba, Guiné Equatorial, Honduras, Panamá, República Dominicana, México e Espanha.
O espanhol é falado por cerca de 400 milhões de pessoas, e é uma das línguas mais buscadas no mundo. Ele está presente em toda a América Central e parte da América do Sul. De forma oficial, 21 países falam espanhol, entre eles Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Panamá, México e Espanha.