Primeiro passo: definir o problema e encontrar a solução.
O objetivo da tese de doutorado deve ser claro, conciso e apresentar de forma resumida a que se destina a investigação. Para muitos candidatos ao doutorado, a elaboração dos objetivos é uma das etapas mais difíceis, pois a investigação tem que ser ao mesmo tempo profunda, relevante e passível de ser concretizada.
No geral, dissertações são mais extensas que monografias de conclusão de curso e mais breves que teses de doutorado, com algo entre 100 e 150 páginas, mas as exigências variam de acordo ao programa de pós-graduação onde o curso é realizado.
INTRODUÇÃO: exposição do assunto; definição e delimitação do problema (concluindo-se com pergunta de pesquisa); definição dos objetivos (geral e específicos); justificativa teórica e prática (conforme o caso); originalidade, ineditismo e relevância; contribuições da tese para o programa/linhas de pesquisa (envolve ...
Definir o objetivo principal da pesquisa, a hipótese científica que será estudada. Certifique-se de que a hipótese lida com informações já conhecidas e, portanto, apresentadas na respectiva seção “Introdução”, de maneira a ser cientificamente verificável através do experimento proposto na tese.
O professor Eduardo explica que existem dois tipos principais de teses: a síntese e a causa e consequência. Na tese por síntese é composta por dois problemas ou caminhos que serão desenvolvidos na argumentação.
A estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Resposta. Resposta: elementos pré-textuais, elementos textuais, elementos pós-textuais.
Você não deve perder de vista a principal função da introdução. Que é apresentar a pesquisa aos leitores. Então, a introdução do TCC deve conter os principais elementos que compõem a sua pesquisa: delimitação do tema, problema de pesquisa, objetivo geral, objetivos específicos e metodologia.
Os elementos textuais que compõe a estrutura do trabalho são:
De acordo com Lakatos e Marconi (1991, p. 236) “os trabalhos científicos, em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.”
Os elementos pré-textuais que compõe os trabalhos são:
Regras da ABNT. Os elementos pré-textuais antecedem o texto propriamente dito, constituídos de informações necessárias à identificação do trabalho. ... Lembrando que alguns elementos, consoante às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), são obrigatórios, sendo que outros são concebidos como opcionais.
Elementos Pré-Textuais: Agradecimentos (opcional), Epígrafe (opcional), Resumo na Língua Vernácula (obrigatório), Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório), Sumário (obrigatório), Lista de Ilustrações (opcional), Lista de Abreviaturas e Siglas (opcional) e Lista de Símbolos (opcional).
norma específica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
Os elementos pré-textuais são compostos de: capa (obrigatório), lombada (opcional), folha de rosto (obrigatória), errata (quando for o caso e é elemento opcional), folha de aprovação (obrigatório), dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo (obrigatório), listas (opcional) e sumário ...
Questão 3 Correto Marcar questão Texto da questão O artigo científico é um trabalho acadêmico que tem a sua norma brasileira, quando a Norma Brasileira não abrange algum conceito, qual NBR é utilizada como complemento? Escolha uma: a. NBR 6022:2018. GABARITO: Pois a NRB 6022:2018 é a responsável pela complementação.