EQST

Como Aplicada A Vacina BCG?

Como é aplicada a vacina BCG?

A vacina é administrada por via intradérmica. A administração da vacina é feita na região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior, na face externa superior do braço direito. O uso do braço direito tem por finalidade facilitar a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação.

Qual a idade para tomar a vacina BCG?

A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade.

Quando tomar BCG Recém-nascido?

A BCG é uma das primeiras vacinas aplicadas no recém-nascido, feita entre o quarto e o décimo dia de nascimento, e protege a criança da tuberculose.

Quem deve tomar a BCG?

Quem pode tomar a vacina BCG? Como já falamos, a aplicação da BCG é obrigatória em recém-nascidos ou, caso haja algum problema, logo após o primeiro mês de vida do bebê. Se, por algum motivo a criança não foi vacinada nos primeiros dias de vida, pode tomá-la de rotina até os 5 anos de idade.

Por que a vacina BCG deixa marca?

Marquinha não é sinal de eficiência Angelieri explica que a cicatriz é uma reação inflamatória do organismo à bactéria Mycobacterium bovis, causadora da tuberculose e contida de forma atenuada na vacina. ”Vale lembrar que algumas crianças não apresentam essa cicatriz, o que não significa ausência de imunidade”.

Quem não pode tomar BCG?

Quem não deve tomar Além disso, pessoas com alergia a algum componente da fórmula, com doenças congênitas ou imunodepressoras, como infecção generalizada ou AIDS, por exemplo, não devem tomar a vacina.

Quando Revacinar com BCG?

Devemos revacinar crianças que não apresentarem cicatriz vacinal da BCG? Não há recomendação de revacinar crianças que foram vacinadas com a vacina BCG e que não apresentem cicatriz vacinal independentemente do tempo transcorrido após a vacinação.

Quanto tempo aparece a cicatriz da BCG?

Evolução – Após mais ou menos 3 semanas o local começa a ficar vermelho e, possivelmente, formará uma ferida (com ou sem pus) que poderá demorar até 3 meses para cicatrizar (ferida abre, aparenta cicatriz, abre novamente).

Quanto tempo leva para a vacina BCG inflama?

Como é a reação da BCG? É causada por uma inflamação no local, não apresentar dor, apenas uma ardência na aplicação. Após algumas semanas da aplicação, podendo aparecer até os 6 meses de vida, uma vermelhidão local e a formação nódulo local, uma “bolinha”, podendo conter secreção ou não.

Quando não fica a marca da BCG?

“Estudos não demonstraram evidências convincentes de benefício para doses repetidas de vacina BCG contra tuberculose, nem mesmo quando não se tem cicatriz. A ausência de cicatriz de BCG, após a vacinação, não é indicativa de ausência de proteção”, informou.

Como tratar a ferida da vacina BCG?

Dentre os cuidados com a lesão recomenda-se: – não cubrir a úlcera que resulta da evolução normal da lesão vacinal; – não fazer uso de compressas; – o local deve ser sempre limpo; – não é necessário colocar qualquer medicamento nem realizar curativo.

O que fazer para amenizar a dor da ferida da vacina BCG?

O vermelhidão, o inchaço e a dor no local são comuns em até 3 dias. Nesse período aplique gelo, enrolado em uma fralda, por 15 minutos, por até três vezes ao dia. Mas lembre-se, deve ser gelo ou água gelada, nada de colocar água morna, pois ela piora o sintoma.

Pode espremer a inflamação da vacina BCG?

Não se deve espremer a lesão ou realizar curativo local.

Pode passar pomada na vacina da BCG?

Utilizar compressas frias (não colocar compressas quentes) no local de aplicação para alívio da dor e da inflamação. Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos. Evitar coçar. Lavar o local da aplicação apenas com água e sabão e mantê-lo seco.

Quais as reações adversas da vacina BCG?

REAÇÕES ADVERSAS É normal uma reação local após BCG. Um pequeno inchaço vermelho aparece no local da injeção, o qual gradualmente muda para uma pequena vesícula e depois para uma úlcera em 2-4 semanas.

Quando a BCG começa a inflamar pode dar febre?

Normalmente a vacina BCG não causa febre nem mal-estar. O único cuidado que pode ser necessário é o de limpar bem a região do braço onde ela foi aplicada, especialmente se existe a reação de pele.

Como deve ser a evolução da cicatriz vacinal da BCG?

- Após a administração, de 3 a 4 semanas, surge um nódulo (caroço) no local; - entre 4 a 5 semanas, o nódulo (caroço) evolui para uma pústula (ferida com pus); - em seguida, evolui para uma úlcera (ferida aberta) de 4 a 10 mm de diâmetro; - entre 6 e 12 semanas forma-se uma crosta (ferida com casca em processo de ...

Quantos mL da vacina BCG?

Dose: 0,5 mL, via subcutânea. Particularidades: Pessoas a partir de 5 (cinco) anos de idade: que receberam uma dose da vacina antes de completar 5 (cinco) anos de idade - administrar um reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Quantas doses da vacina BCG devem ser tomadas?

Esquema: Administrar 3 (três) doses, aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses, mínimo de 30 dias. A terceira dose não deverá ser administrada antes dos 6 (seis) meses de idade.

Por que tem que tomar BCG nos casos de hanseníase?

A utilização da vacina BCG nos contatos sadios de hanseníase pode ser usada como estratégia de redução da transmissão com o intuito de tentar prevenir a infecção pelo Mycobacterium leprae ou sua progressão com manifestações da doença.

Quando não aparece a marca da BCG?

Existe até um prazo para que ela apareça, mas não estava evidente, mesmo depois do tempo que nos foi dado. Consultamos a pediatra e o lactário, onde aplicamos a vacina, porque acreditávamos que se a cicatriz não aparecesse, ela não tinha funcionado. Existia essa dúvida, então, da 'revacinação'”, explicou.

O que acontece se não tomar a vacina BCG?

A vacina BCG somente protege contra as formas mais graves de tuberculose que acometem a criança. Para quem não tomou a vacina e já é adulto, não se recomendada esta vacinação.