EQST

Como Se Faz Uma Aço De Cobrança?

Como se faz uma ação de cobrança?

5 dicas para montar um plano de ação para cobrança

  1. Realize cobranças pré-vencimento. Trata-se de uma cobrança preventiva ou consultiva, feita antes do vencimento do débito. ...
  2. Tenha um histórico de pagamento dos clientes. ...
  3. Estude e escolha as formas de cobrança. ...
  4. Crie uma régua de cobrança. ...
  5. Contrate uma empresa de cobrança.

Qual o artigo da ação de cobrança?

Conforme preconiza o art. 389, do Código Civil, no momento em que uma obrigação não é cumprida, deverá, o devedor, responder por perdas e danos, mais juros e atualização monetária e, ainda, com os honorários do advogado.

Como posso cobrar uma nota fiscal?

A procedimento judicial de cobrança, utilizada para nota fiscal, chama-se de AÇÃO MONITÓRIA. Esse tipo de processo possui um procedimento especial onde, após o ajuizamento da ação, com todos os documentos necessários, o juiz irá intimar o devedor para que pague o débito em 15 dias ou apresente sua defesa.

Quando posso exigir nota fiscal?

Como vimos acima, quando for entregar um produto, quando o cliente pedir, transportadoras e Correios exigem a nota fiscal impressa. Porém a emissão das notas fiscais é obrigatória sempre que algum produto for vendido ou algum serviço for prestado.

Quando a empresa não emite nota fiscal?

Sonegação fiscal – Negar ou deixar de fornecer nota fiscal ou documento equivalente relativos à venda ou prestação de serviço constitui crime contra a ordem tributária, com previsão de pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.

O que fazer se o fornecedor não emite nota fiscal?

Caso o fornecedor se recuse a disponibilizar a Nota Fiscal para o cliente, origina-se um crime tributário com pena de reclusão, multa e violação do Código de Defesa do Consumidor. Se o consumidor exigir a Nota Fiscal e o fornecedor se negar a emitir, ele deverá procurar o PROCON ou a Delegacia do Consumidor.

Qual é o crime de sonegação fiscal?

A sonegação fiscal é compreendida como um ilícito tributário pelo qual visa suprimir ou diminuir tributo, omitindo, fraudando, alterando, falsificando, adulterando e ocultando informações.

O que é um crime fiscal?

É caracterizado quando duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas se unem deliberadamente para obter benefícios sobre atos de fraude e sonegação fiscal. É o caso de auditores e empresas de auditoria que aceitam propinas para fazer “vista grossa” a um crime tributário.

Qual é a diferença entre sonegação e inadimplência fiscal?

A sonegação de impostos é um crime fiscal. Nela, o contribuinte adota condutas para diminuir ou se esquivar do pagamento dos tributos. Em suma, a inadimplência fiscal não é crime, enquanto a sonegação de impostos é crime contra a ordem tributária definido na Lei nº 8.

É crime sonegar imposto?

Depois de aprender o que é sonegação de impostos e de conhecer suas formas mais comuns, é importante saber que sonegar imposto é considerado crime, de acordo com a lei 8.