O ato de fatorar um número pode parecer complicado, mas com a ajuda dos números primos, é possível realizar o processo de uma maneira extremamente simples. Para isso, basta dividir o número pelo seu menor divisor primo. Na sequência, divide-se o quociente que foi obtido pelo mesmo número primo.
Para fatorar polinômios do tipo a2 - b2 usamos o produto notável da soma pela diferença. Para fatorar, devemos calcular a raiz quadrada dos dois termos. Depois, escrever o produto da soma dos valores encontrados pela diferença desses valores.
» Dicas Quentes » Produtos Notáveis e Fatoração
Como fatorar esse polinômio do quarto grau?
O Trinômio Quadrado Perfeito O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o primeiro termo vezes o segundo, mais o quadrado do segundo termo.
Resposta. Logo, o número é 9.
A diferença entre dois quadrados (a2 – b2) é igual ao produto da soma (a + b) pela diferença (a – b).
Se expandirmos (a+b)(a-b), obteremos a²-b². A fatoração vai pelo lado contrário: suponha que tenhamos uma expressão que seja a diferença de dois quadrados, como x²-25 ou 49x²-y², então poderemos fatorá-la usando as raízes desses quadrados.
A diferença de quadrados é uma das principais maneiras de se fatorar uma expressão algébrica. Como o próprio nome diz, ela é aplicada em uma diferença, isto é, existir uma operação de subtração entre dois termos que estão elevados ao quadrado. Tal processo de fatoração também é um dos mais simples de se efetuar.
A soma de quadrados total é definida como medida da variabilidade total dos dados,
A coluna C da tabela contém os valores dos quadrados dos erros. O último passo é fazer com que o Excel calcule a some desses resultados. Em uma célula abaixo da tabela (provavelmente C102 no presente exemplo, insira a função: =SOMA(C2:C101)
Primeiro Caso: Quadrado da soma de dois termos. Sendo assim, o quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o primeiro termo pelo segundo, mais o quadrado do segundo termo. Segundo Caso: Quadrado da diferença de dois termos.
“Produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do primeiro termo menos o quadrado do segundo termo”.
Geralmente, esse produto notável é ensinado da seguinte maneira: O quadrado do primeiro termo menos duas vezes o primeiro vezes o segundo mais o quadrado do segundo termo. Como exemplo, vamos calcular (xy + 4)(xy – 4).
Quanto é 2X ao quadrado?? 2x² = não tem alterações.
O quadrado de um número inteiro é calculado através da potenciação da base inteira em relação ao expoente de número dois. Dessa forma estamos multiplicando o número inteiro por ele mesmo. Os quadrados dos números seguem uma sequência lógica 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, etc.
Por isso -2² = -4. Já quando temos (-2)² quer dizer que o (-2) será elevado, ficando assim: (-2). (-2) e pela regra de sinais (negativo com negativo é positivo) temos que (-2). (-2)=4.
Quadrado da soma: quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o primeiro termo vezes o segundo, mais o quadrado do segundo termo. Quadrado da diferença: quadrado do primeiro termo, menos duas vezes o primeiro termo vezes o segundo, mais o quadrado do segundo termo.
O Quadrado de 3 é igual a 9.
64
Mas esse resultado poderia ter sido obtido mais rapidamente através do cálculo 2 x 7 = 14.
Explicação passo-a-passo: quando elevamos um número, o exponte diz quantas vezes temos que multiplicar esse número por ele mesmo, ou seja, 2³ é igual a 8 pois 2×2×2=8.
observe que 2 elevado a 2 elevado a 3 = 2 elevado a 8 = 256.
2^(-3) = 2/(2 • 2 • 2 • 2) = 2/16 = 0,125. Portanto , o resultado é 0,125.
Resposta. para resolver quando é expoente negativo vc terá que inverter as casas,como o número dois não tinha denominador ele logo terá o denominador 1,então vc inverte tendo 1 sobre 2 elevado ao cubo só que agora positivo.