Se for preciso substituir um objeto direto por pronome oblíquo átono de 3ª pessoa, empregam--se o(s) ou a(s). Vou usar o carro. Vou usá-lo. Como o verbo usar é transitivo direto – usar alguém ou alguma coisa – apenas os pronomes oblíquos átonos o(s), a(s) podem acompanhá-lo.
Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim. Exemplos: “Eu te amo, és linda”.
Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).
O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
Significado de Lhe pronome A você; em relação a pessoa de quem se fala; a ele, a ela, ao senhor, à senhora etc.: não lhe devo dinheiro algum. A ele, a ela, para ele, para ela; usado para se referir e concordar com qualquer forma de tratamento da 3º pessoa do singular: eu só lhe disse verdades; dei-lhe um novo carro.
Trazer algo de novo a alguém ou a algo (ex.: ele deu algumas ideias muito interessantes).
Sinônimo de lhe
Resposta:A forma correta de escrita é dá-lhe de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com hífen e usando “lhe”, referente à terceira pessoa do singular. Dá-lhe advém de “dá + tu” (imperativo do verbo dar) + “lhe” que toma o sentido “a ele”.
No Brasil, a gramática diz que o pronome "lhe" será sempre classificado como objeto indireto. Porém, em frases como "beijei-lhe as mãos", me parece que a melhor classificação seria a de adjunto adnominal - beijei as mãos dele.
Dizer "Eu lhe amo" está errado porque o verbo amar, sendo um verbo transitivo direto, tem como complemento verbal um objeto direto, representado pelos pronomes oblíquos átonos o, a, os, as. O pronome oblíquo lhe representa o objeto indireto, subentendendo uma preposição (lhe = a si).
E, de acordo com a tonicidade, são classificados em: Pronome oblíquo átono ou Pronome oblíquo tônico....Pronomes Pessoais.
Conceito. Pronome é a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.