Como dito anteriormente, uma escada reta é mais barata do que uma escada em formato U, por exemplo. Os materiais que serão utilizados para acabamento, além da mão de obra também interferem no custo total da obra.
Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.
A escada reta é a que ocupa menor área do ambiente. É indicada para salas muito estreitas, em formato retangular.
O preço pode variar de acordo com o material utilizado, a extensão da escada e a complexidade do projeto. O valor estimado é um pouco acima do cobrado pelas escadas convencionais, ficando na média de R$ 950 para os modelos mais simples.
Como é feita a escada flutuante A escada flutuante tem toda uma estrutura embutida na parede lateral, onde os degraus ficam presos. É uma estrutura metálica que sustenta cada degrau, fazendo uma espécie de “L”. Então cada degrau fica sendo só uma ponta desse L, presa em toda essa armação.
1,50 m