De acordo com a Antropologia, o conceito de cultura diz respeito a um conjunto de significados que dão sentido a uma sociedade. A partir daí, temos os valores, as crenças, os costumes e os outros aspectos que contribuem para a construção da identidade cultural de um grupo.
Ora, a Antropologia Teológica – em estreita sintonia com a Filosofia e as ciências modernas – tem o papel de pensar a natureza e a ação do humano no mundo histórico e cultural e, com isso, a sobrevivência do cosmos, assim como a sua abertura para a transcendência.
No contexto da teologia cristã, a antropologia teológica ou antropologia cristã é o estudo do humano ("antropologia") em sua relação a Deus. ... Preocupa-se com a relação entre noções como corpo, alma e espírito que, juntos, formam uma pessoa, com base em suas descrições na Bíblia.
Na dimensão antropológica, a cultura se produz através da interação social dos indivíduos, que elaboram seus modos de pensar e sentir, constroem seus valores, manejam suas identidades e diferenças e estabelecem suas rotinas.
A antropologia é uma ciência social surgida no século XVIII. ... Os antropólogos utilizam, como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo.
Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
O Relativismo Cultural busca entender os valores culturais de uma sociedade a partir dos padrões vigentes neste grupo social. Desde a Antiguidade, com o filósofo Protágoras de Abdera, havia uma escola filosófica que defendia essa visão.