A resposta para quem só decora regras é: "sábado tem acento agudo porque é uma palavra proparoxítona (=todas as proparoxítonas são acentuadas) e paletó por ser oxítona terminada em “o” (=as oxítonas terminadas em “a”, “e” e “o”, seguidas ou não de “s”, recebem acento gráfico). ... Essa é a lógica dos acentos.
As palavras graves, como é o caso de vírus, quando terminam em i ou u (seguidas ou não de s), levam acento gráfico na vogal tónica, ou seja, na penúltima sílaba.
Resposta: A palavra álbum leva acento no á, pois é uma palavra grave terminada em -um. Explicação: Paroxítonas terminadas com em-um sempre são acentuadas.
Segundo a «Nova Gramática do Português Contemporâneo» de Celso Cunha e Lindley Cintra, «os substantivos terminados em -s, quando oxítonos, formam o plural acrescentando também -es ao singular; quando paroxítonos, são invariáveis». Nesse caso, o substantivo vírus, sendo paroxítono, fica invariável no plural: os vírus.
Resposta. Porque palavras com "oo" ee"perderam o acento,assim como "voo".
as oxítonas (palavras com acento na última sílaba) e os monossílabos tônicos terminados em éi, éu e ói continuam com o acento (no singular e/ou no plural). Exemplos: herói(s), ilhéu(s), chapéu(s), anéis, dói, céu.
Assim, coladinho e com chapéu, o porquê se torna substantivo. E, como substantivo, tem plural. Para mudar de classe, precisa da companhia do artigo ou de pronome: Explicou o porquê da necessidade de escrever sem erros.
Significado de Chapéu substantivo masculino Proteção para a cabeça dos homens ou das mulheres, de forma e aspecto variável. [Por Extensão] O que é usado para proteger a superfície de algo.