A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico observa o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. O profissional irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.
A menstruação pode descer com pedaços, que são coágulos de sangue, mas essa situação geralmente é normal, pois surge devido a um desequilíbrio nos hormônios da mulher.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
Se você menstruar menos de duas semanas após o início esperado da sua menstruação, fica difícil saber se é uma menstruação atrasada ou um aborto espontâneo. Abortos espontâneos dentro desse prazo não costumam apresentar sangramento mais intenso ou de maior duração (7).
O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.
Assim, o tecido que reveste a parede interna do útero – o endométrio – sofre alterações hormonais e descama. A descamação do endométrio, é a “expulsão” de sangue e de tecido interior uterino por alguns dias – o que caracteriza o início do fluxo menstrual.
Conforme explica Kate Koetz, médica e dermatologista na clínica For All Group de São Paulo, apesar de não conter toxinas ou secreção, o sangue da menstruação não dispõe de nenhum componente benéfico que possa ser transferido para a pele.